sábado, 17 de novembro de 2012


O que o Professor quer resolvido
Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
- O que você gostaria que fosse resolvido ?
-As respostas ficaram concentradas em cinco  grandes blocos, entretanto por tratar-se de assuntos que requerem profundas discussões, limitar-me-ei apenas em levantar  alguns questionamentos para que toda a Equipe da Escola seja inspirada a discutir o assunto.
1) Maior participação, motivação e envolvimento dos alunos
A falta de participação, motivação e envolvimento dos alunos é algo relativamente fácil de ser solucionado. A chave para este problema está em levantar os INTERESSES dos alunos. Pense: quais são os interesses dos meus alunos? Quais músicas eles gostam? Quais locais eles freqüentam? Quais revistas eles lêem ? Quais assuntos eles discutem ? Quais programas eles assistem ? Qual  é    moda que eles vestem ? Quais são as bandas que eles curtem.
Com estas informações em  mãos faça   ajustes nas abordagens e estratégias quando for trabalhar o curriculum.

2) Ter novas estratégias para alunos com dificuldades de aprendizagem
As pessoas apresentamm três Estilos de Aprendizagem que são: Visual, Cinestésico e Auditivo
O   ambiente Escolar, infelizmente só prioriza o Estilo Visual, portanto é natural que os alunos que  apresentam dificuldades são justamente aqueles cujo estilo difere do estilo utilizado em sala de aula.
A saída é o Professor buscar trabalhar com a diferenciação pedagógica, pois só assim atenderá as necessidades de todos os alunos.

3) Indisciplina dos Alunos
A indisciplina ocorre na Escola  quando não há  um   Plano de Gerenciamento da Sala de Aula ou  um Plano de Relacionamento Professor e Aluno. E em muitos casos é porque está faltando ambos.

4) Envolvimento dos Pais/Família

A Escola precisa desenvolver novas estratégias para fazer com que a Família participe mais da vida escolar dos filhos. Crie Projetos específicos envolvendo os Alunos e as suas Famílias. Faça mudanças nas Reuniões de Pais.
Promova Encontro de Pais para troca de experiências no que refere-se a educação dos filhos. Fique a vontade para  utilizar os textos do  blog www.comoeducarosfilhos.com.br nas suas Reuniões de Pais.

5) Violência, Conflitos, Bullying
Gestores e Professores estão sofrendo com a violência nas Escolas, pois as situações de conflito ocorrem diariamente. Há problemas de violência física, verbal, de cunho psicológico,  problemas com drogas, depredações, roubo, brigas na frente da escola, etc ?
O bullying pode ser solucionado iniciando trabalho sobre relacionamento humano junto aos alunos, onde será trabalhado respeito ao próximo, boas maneiras e valores e cabe ao Professor e Família esse trabalho.
Assim como o nosso país conta com Políticas de Segurança Pública, é preciso que a Escola e Professores  saibam quais são as ferramentas que podem dispor  no que tange a esta questão.
Para isso levante quais são os órgãos de Segurança que podem ser acionados. A Escola pode contar com Ronda Policial ? Há Posto Policial Comunitário no bairro ? Há um Conselho Tutelar ? Que outras medidas de segurança a Escola pode criar ou implantar ?
No Regimento Escolar, Plano de Curso, Plano Pedagógico foram definidas diretrizes de segurança para a Escola ? Quais medidas a Escola tomará no que refere-se a : drogas, violência física, depredações, roubo, recebimento de alunos infratores, ameaças,  etc ?
Todos na Escola sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)  e a Constituição Brasileira ? Lembre-se: Criança tem direitos e os Adultos também, somos todos iguais perante a Constituição Brasileira, por esta razão temos direitos e deve



A Indisciplina, Cidadania, Moral e a Ética
Que a indisciplina está correndo solta na sala de aula, dentro da Escola e no entorno da Escola, é de consenso geral entre os Professores.  Infelizmente, dado o descaso com que a indisciplina  é conduzida e tratada pelas autoridades, imputou-se ao Professor e às Escolas a responsabilidade de solucioná-la.
O que talvez, nem o Poder Público e nem as Famílias estejam vendo é que a indisciplina de HOJE, é a VIOLENCIA não mais de AMANHÃ, mas de HOJE mesmo.
Até há bem pouco tempo, acreditava-se que a violência só ocorria à noite, e em pontos e situações isoladas.
HOJE, está violência está dentro das salas de aula, dentro das Escolas, no meu e no seu Bairro, na minha e na sua rua. Ela está assustadoramente próxima de nós.
Os jovens atualmente desafiam e desrespeitam os Pais, quando chegam na sala de aula fazem o mesmo com os  Professores ,e o que começou com comportamentos de  desrespeito e indisciplina, desemboca na Comunidade na forma de  violência explícita contra o cidadão.
Depois que o problema sai do controle de quem é a responsabilidade de solucioná-lo ?
E antes do mesmo ocorrer, de quem é a responsabilidade de prevení-lo ?
Veja abaixo a matéria que foi publicada no Jornal A Folha de São Paulo de Brasília:
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O Senado aprovou na quarta-feira (14) projeto que obriga as escolas da educação básica a oferecerem as disciplinas de Ética e Cidadania Moral e Ética Social e Política. O projeto altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação brasileira ao tornar as duas disciplinas obrigatórias nas escolas brasileiras.
Instituída durante a ditadura militar (1964-1985), a disciplina de “Moral e Cívica” deixou de ser obrigatória no país em 1993. No decreto de sua criação, o governo militar dizia que a disciplina tinha entre outros objetivos “a preservação dos valores espirituais e éticos da nacionalidade” e o “fortalecimento da unidade nacional”.
O MEC (Ministério da Educação) é contrário ao projeto por considerar que a inclusão de duas novas disciplinas vai promover um “inchaço” nos currículos escolares. Em nota técnica enviada a senadores para criticar o projeto, o ministério diz que o calendário de 200 dias letivos fixado pela Lei de Diretrizes e Bases da educação não comporta novas disciplinas.
A proposta havia sido aprovada em caráter terminativo pela Comissão de Educação do Senado em setembro, mas o líder do governo, Eduardo Braga (PMDB-AM), pediu sua votação em plenário.
Autor do projeto, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) aproveitou o esvaziamento do plenário nesta quarta-feira, véspera de feriado, e conseguiu incluir a matéria na pauta de votações. O senador disse que tinha o apoio dos líderes partidários para votar a matéria. O projeto segue agora para análise da Câmara dos Deputados.
Em defesa da proposta, Souza afirmou que a inclusão das disciplinas tem o objetivo de fortalecer o sistema educacional brasileiro ao priorizar a “formação moral e ética das nossas crianças”.
“Queremos fortalecer a formação de um cidadão brasileiro melhor: pela formação moral, ensinando conceitos que se fundamentam na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos; por outro lado, pela formação ética, ensinando conceitos que se fundamentam no exame dos hábitos de viver e do modo adequado da conduta em comunidade”, afirmou o senador.
Relator da proposta e ex-reitor da Universidade de Brasília, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) defendeu o projeto ao afirmar que os problemas “cruciais” da sociedade só serão solucionados com políticas educacionais voltadas para a formação moral e ética das crianças e jovens.
“Dada a presente desagregação social pela qual passamos, representada pela atual crise de valores humanos, faz-se necessário que a escola oriente a formação do caráter dos nossos jovens, fortalecendo a formação dada no núcleo familiar”, disse.
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Você acredita que a inclusão desta nova disciplina, por si só, garantirá a formação moral e ética das crianças e jovens?
Contrariando a afirmação do Senador Cristovão Buarque, creio que há sim uma desagregação social,  porém a atual crise de valores humanos dá-se pela desagregação da Família e da mídia para com esses valores.
Não é justo incumbir  apenas o Professor de remediar  e fortalecer uma educação moral que já não existe nos Lares e  nos meios de comunicação, pois não cabe ao Professor o papel de executor desta tarefa.
Viver em Sociedade requer também compartilhamento de responsabilidades e deveres.
Assim sendo pergunto: Quando será criada a Lei que determina que os Pais e a Mídia também recebam aulas de Cidadadia, Moral e Ética ?
E você, o que acha?