sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Jornada pedagógica 2011

Cerca de 47 mil professores da rede estadual de ensino estarão reunidos, de 1º a 3 de fevereiro, para avaliar e planejar o ano letivo. Mais uma vez a jornada pedagógica acontecerá nas próprias escolas. Durante estes dias, eles estarão analisando os indicadores internos e externos da unidade escolar, por série, nível e modalidade, e construindo planos de ação para 2012, no intuito de atender às perspectivas de sucesso do ensino e da aprendizagem.

Além disso, eles vão conhecer o Projeto de Monitoramento, Acompanhamento, Avaliação e Intervenção Pedagógica (Paip), da Secretaria Estadual da Educação, que vai dar subsídios às escolas para resolverem questões de ordem pedagógica, por meio de assessoria da Superintendência de Desenvolvimento da Educação Básica (Sudeb). “O objetivo do encontro é fazer com que, de forma coletiva, os professores possam avaliar e planejar o ano letivo, percebendo a escola como um conjunto articulado e integrado. O trabalho dos professores repercute diretamente nos processos de ensino e da aprendizagem dos alunos”, avalia a diretora da Educação Básica, Ana Lúcia da Silva.

A diretora destaca que um dos desafios da jornada pedagógica é transformar a escola numa comunidade educativa. “Para fazer isso, é preciso romper coM a dicotomia que existe entre vida e educação, que devem ser integrados. Para isso, é preciso pensar a partir do próprio cenário da escola, debruçando-se sobre seu diagnóstico, para, de forma sistêmica, realizar o planejamento pedagógico e reverter os indicadores críticos apresentados”, diz Ana Lúcia.


segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Meta de Ano Novo

By Roseli Brito


Um ano termina e um novo ano começa.É época de fazer um balanço do que deu certo e do que  deu errado.
Se o ano foi bom, vamos melhor o próximo. Se o ano foi ruim então é hora de analisar onde deu errado e porquê , traçar novas metas e buscar as ferramentas que nos ajudem a chegar “lá”.
Esse “lá” pode ser: emagrecer, cuidar da saúde, mudar de emprego, casar, ter filhos, ganhar mais, viajar….enfim, o céu é o limite.
No entanto, esse “lá” muitas vezes fica apenas na nossa cabeça, e quando muito é colocado em um lindo painel onde escrevemos nossas famosas Resoluções de Ano Novo.
Mas, porque muitos não atingem o “lá” tão sonhado ? E então quando chega o final do ano, olham para trás e ficam frustrados pois nada atingiram, pouco conseguiram e dizem inflamados “ esse ano já vai tarde!
“O que ficou faltando ? Porquê algumas coisas não deram certo ? A resposta é simples : traçamos MUITAS metas e não iniciamos NENHUMA ação para realizá-las, e isso deve-se ao fato de que nos falta ATITUDE e FERRAMENTAS.
Neste ano que se inicia faço o desafio: trace metas, trace as ações, busque as ferramentas certas e entre em AÇÃO, em todas as áreas da sua vida que você não esteja satisfeita.
Uma dessas áreas tenho  certeza que diz respeito ao Gerenciamento da Sala de Aula. Então aqui vai uma meta ousada, porém exeqüível: Torne-se um Mentor para os seus alunos.

Ser um Mentor é:
. combater a falta de FÉ
. conseguir extrair o MELHOR
. acompanhar passo a passo
. não se satisfazer com resultados medíocres ou medianos
. mostrar que é possível ir ALÉM
. motivar, inspirar, encorajar
. saber conquistar o coração
. gerar líderes capazes
Seus alunos estão esperando serem liderados por VOCÊ.
Você pode ser um líder de Excelência
Você tem a capacidade de LIDERAR, por isso não desperdice isso
E se precisar de ajuda pode continuar contando conosco neste novo ano.
Feliz Ano Novo