quinta-feira, 29 de setembro de 2011

TODO MUNDO PODE LER... É SO QUERER

"Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo,
torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Sea educação sozinha não transformar a sociedade, sem elatampouco a sociedade muda."

Livros de Paulo Freire em formato PDF para download

 Material catalogado e disponibilizado pela Biblioteca Digital Paulo Freire da UFPB <www.paulofreire.ufpb.br>.

 Pedagogia da Indignação

Pedagogia da Indignação

 Pedagogia da Esperança

Pedagogia da Esperança

Pedagogia da Autonomia Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia


 Capa do livro Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire

Pedagogia do Oprimido


Para acessar o site da bilbioteca com o conteúdo completo, incluindo obras de vídeo, imagem e textos,clique




quarta-feira, 28 de setembro de 2011

BOA POSTURA NA SALA DE AULA


Quase sempre podemos ver alunos mal posicionados nas carteiras escolares, com seus corpos soltos, escorregando as pernas para frente a fim de apoiar a cabeça no encosto da carteira.
O hábito de ficar sentado de qualquer jeito, sem uma postura adequada para a coluna vertebral, faz com que as pessoas sintam fortes dores nas costas, na nuca e no pescoço e, muitas vezes, nos braços.
É muito comum vermos uma uniformidade nos tamanhos e modelos das carteiras em uma mesma escola, para deixar os ambientes mais harmoniosos e bem decorados. Pelo contrário, as carteiras devem estar de acordo com o tamanho da faixa etária dos alunos, permitindo que seus pés toquem por completo ao chão, estando com a coluna apoiada no encosto da mesma e os braços possam ficar apoiados na altura normal, sem estar alto ou baixo demais.
Se a criança fica mal sentada, com a coluna torta, o corpo mal disposto sobre a carteira, poderá criar vícios de postura que prejudicam sua saúde por toda a vida.

Crianças aprendendo a manter uma boa postura
Os professores devem ficar atentos a isso, principalmente com alunos que sentam ao lado da parede. Eles costumam apoiar-se na mesma, mantendo também uma posição errada de seu corpo.
Muitas vezes vemos os alunos queixando-se de um excesso de cansaço e preguiça inexplicáveis para a idade em que se encontram, o que pode ser uma das grandes causas da má postura na escola.
É importante que em casa tenham um horário permanente para dormir, a fim de que descansem o corpo e a mente para enfrentar o dia seguinte. Se o estudante não faz um repouso adequado, vai para a escola cansado e perde a concentração e a disposição para as aulas. Os pais devem ser rigorosos quanto a esse aspecto, pois o processo ensino-aprendizagem exige uma mente saudável e tranqüila, ou seja, descansada.
Se a escola perceber que o aluno apresenta sérios problemas posturais, poderá indicar para a família do mesmo um especialista para amenizar o problema.
Existem profissionais fisioterapeutas, bem como academias que trabalham com os exercícios que ajudam a correção da postura, como os de RPG - Reeducação Postural Global, que utiliza posições corporais básicas de alongamento para corrigir a postura do paciente e eliminar suas dores.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Premiação AVE escolareConcurso Redação Senado














Redação Senado Concurso de Redação




Redação Senado Concurso de Redação

O Brasil que a gente quer é a gente quem faz! alunos do 2° e 3° ano do ensino médio, das escolas públicas estaduais/distritais, a participarem.
Classificação Colégio Estadual Abelardo Moreira
1º lugar Claudiane Silva Pereira - 3º A
2º lugar Cristiane Queiros Santos- 3º B
3º lugar Maise da Silva Santos- 3º B
4º lugar  Alison Silva da Cruz 3º B
5º lugar Nayara dos Santos Amorim 3º B


TAL - REGIONAL 2011




FACE ETAPA REGIONAL:YÂNIKC CRUZ 2º LUGAR