Intervenção I
Objetivo:
Identificar o conhecimento prévio do aluno acerca do texto literário, bem como desenvolver a linguagem oral e a leitura, na modalidade de História em Quadrinhos.
Orientações didáticas:
· Questionar os alunos sobre o material de leitura, oferecendo pistas para que eles descubram essas modalidades literárias (HQ);
· Apresentar um texto que retrate o histórico do surgimento da História em Quadrinhos;
· Interpretação do textos sobre História em Quadrinhos.
Intervenção II
Objetivo:
Identificar os tipos de balões que caracterizam a História em Quadrinhos
Orientações didáticas:
· Apresentar os diversos tipos de balões e seus respectivos significativos;
· Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.
Intervenção III
Objetivo:
Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Orientações didáticas:
· Expor vários cartazes na lousa com diferentes tipos de falas;
· Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso;
· Responder uma atividade referente ao uso adequado dos balões.
Intervenção IV
Objetivo:
Criar uma história em quadrinhos obedecendo uma seqüência de diálogo, com personagem e fala.
Orientações Didáticas:
· Dividir a sala em equipes;
· Distribuir livros, revistas, papel, madeira, hidrocor, tesoura;
· Orientar as equipes para criação de história em quadrinhos, usando adequadamente os balões.
Intervenção V
Objetivo:
Demonstrar as habilidades criativas adquiridas na história em quadrinho através de apresentações das histórias criadas.
Orientações Didáticas:
· Cada equipe apresenta sua história para classe ou em outras classes.
Atividade: Entendendo o texto jornalístico
Objetivo: Apresentar as técnicas de construção da notícia, as diferenças entre a notícia e a reportagem e dá dicas de como fazer uma boa entrevista.Nº de participantes: 40 alunos
Material necessário: 80 tiras de papel ofício, 20 cópias do texto noticioso, 20 cópias da reportagem, 40 cópias das dicas de entrevista e 20 cópias do início de uma entrevista ping-pong
Desenvolvimento:
1. Apresentação - alunos em círculo falam o seu nome
Tempo: 10 minutos
2. Dar a cada aluno uma tira de papel e pedir que escreva em letras grandes o próprio nome
Tempo: 5 minutos
3. Fazer o sorteio, entre os alunos, de outras 40 tiras de papel, assim divididas:
10 tiras com respostas aleatórias para a questão "o quê?" (uma ação) - cor vermelha
10 respondendo "quando?" - cor verde
10 respondendo "onde?" - cor azul
10 respondendo "como?" - cor laranja
Cada aluno sorteia uma dentre as 40 tiras, de modo que cada um possua uma tira.
4. Pedir que os alunos se dividam em grupos de quatro componentes, de modo que formem frases, com suas tiras, que respondam às questões: quem? fez o quê? quando? onde? Como? As frases criadas têm que ser criativas!
Tempo: 30 minutos
5. Apresentação das frases
6. Se aquelas frases fossem a 1a frase de uma matéria jornalística, qual delas eles continuariam a ler? (colher comentários)
Tempo: 20 minutos
7. Distribuir cópias de uma notícia e pedir que eles destaquem no primeiro parágrafo as cinco questões fundamentais do lead. Ler com eles a notícia e montar um esquema no quadro mostrando a arquitetura de informação do texto:
LEAD - Quem? O quê? Como? Onde? Quando? (primeiro parágrafo)
SUBLEAD - E daí? (por quê?)
A hierarquia de informação é dada pelo grau de importância, segundo critérios noticiosos. Técnica da pirâmide invertida, onde a base (primeiros parágrafos do texto) é mais larga e o texto é mais superficial, apresentando informações básicas e ligadas ao factual.
Tempo: 40 minutos
8. Distribuir cópias de uma reportagem cujo tema é o mesmo abordado na notícia. Pedir que comentem as diferenças entre um texto e outro. Fazer esquema no quadro de como as informações são arrumadas numa reportagem
9. Exposição sobre as diferenças entre o 1o. parágrafo de uma reportagem e um lead noticioso
Sugestões para início da reportagem: relatos, comentários, casos, citações, curiosidades, etc.
Não há hierarquização de informações segundo critério de importância, mas buscando contextualizar e compreender a temática ou acontecimento. A reportagem pode ou não ser gerada por uma notícia.
Tempo: 40 minutos
10. Distribuir dicas de como fazer uma boa entrevista e cópias da introdução de uma entrevista ping-pong. Fazer comentários e dá orientações sobre como proceder numa entrevista coletiva (pedir a palavra, identificar-se, fazer sua pergunta, esclarecer dúvidas, etc.)
Tempo: 30 minutos
11. Atividade para casa: escrever um lead e um sublead sobre a oficina de textos jornalísticos que eles participaram
Tempo: 5 minutos
Mais: Visite a seção Bahia Livre, do web site Da Gema, com textos produzidos a partir da atividade sugerida.
Atividade: Jogo
Objetivo: integrar o grupo, brincar com a imaginação e capacidade de criação dos alunosNº de participantes: mínimo quatro
Material necessário: música suave, pedaços de panos, papel de várias cores, cola, tesoura, lápis, hidrocor, lápis de cor, papel metro
Espaço adequado: sala espaçosa
Desenvolvimento: O facilitador vai pedir que os alunos pensem neles como um personagem de uma história em quadrinhos. Dará um tempo para que eles concebam mentalmente este personagem, a medida que começam a manusear os materiais disponíveis em sala: cola, papel colorido, pano, etc. Os alunos irão construir, como desejarem, pequenos bonecos. Cada boneco representa uma pessoa do grupo. Quando terminar, o grupo irá montar um pequeno painel com todos os bonecos e o nome do grupo, caso tenha. Enquanto o grupo trabalha, uma música suave está tocando. O resultado do trabalho ficará exposto na sala pelo tempo que for possível.
Comentários: O facilitador, ao terminar a atividade, fará uma avaliação com os alunos de como foi o processo de criação do personagem e de como eles se sentem representados nos bonecos.
ATIVIDADES
1) Pedir para cada aluno criar um personagem, com características físicas e psicológicas, indicando a sua função na família, na escola e no bairro. Discutir os personagens criados e compará-los a personagens de histórias em quadrinhos conhecidas. Caso a turma não lembre, pedir que façam uma pesquisa sobre os personagens que mais se identificam com aqueles criados pelo grupo.
2) Fazer um storyboard ou roteiro de história em quadrinho sobre algum tema de interesse do grupo. Pedir que a turma pesquise o assunto e crie personagens, ambiência e diálogos. Este trabalho pode ser realizado em grupos de três ou quatro pessoas. Após a finalização do trabalho, o grupo pode discutir as dificuldades e as soluções encontradas durante o trabalho. Os storyboards/ roteiros dos subgrupos podem dar origem a uma única história, que simbolize o aprendizado da turma inteira.
3) Selecionar várias revistas em quadrinhos, brasileiras, americanas, japonesas, etc., de acordo com a temática ou importância dos personagens (são heróis, vilões, são adorados pelos jovens, são odiados?). Distribuir as revistas pela turma e pedir que os alunos percebam: quem é o herói, principal personagem ou vilão da história? como ele se comporta diante das situações que enfrenta? quais os seus maiores defeitos e qualidades? Após o levantamento, o grupo discute as semelhanças e divergências, observando como os personagens são construídos nas revistas. O resultado pode surpreender, mas na maioria das vezes revela que os quadrinhos trazem muitos preconceitos e estereótipos presentes na sociedade.
Intervenção I
Objetivo:
Identificar o conhecimento prévio do aluno acerca do texto literário, bem como desenvolver a linguagem oral e a leitura, na modalidade de História em Quadrinhos.
Orientações didáticas:
· Questionar os alunos sobre o material de leitura, oferecendo pistas para que eles descubram essas modalidades literárias (HQ);
· Apresentar um texto que retrate o histórico do surgimento da História em Quadrinhos;
· Interpretação do textos sobre História em Quadrinhos.
Intervenção II
Objetivo:
Identificar os tipos de balões que caracterizam a História em Quadrinhos
Orientações didáticas:
· Apresentar os diversos tipos de balões e seus respectivos significativos;
· Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.
Intervenção III
Objetivo:
Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Orientações didáticas:
· Expor vários cartazes na lousa com diferentes tipos de falas;
· Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso;
· Responder uma atividade referente ao uso adequado dos balões.
Intervenção IV
Objetivo:
Criar uma história em quadrinhos obedecendo uma seqüência de diálogo, com personagem e fala.
Orientações Didáticas:
· Dividir a sala em equipes;
· Distribuir livros, revistas, papel, madeira, hidrocor, tesoura;
· Orientar as equipes para criação de história em quadrinhos, usando adequadamente os balões.
Intervenção V
Objetivo:
Demonstrar as habilidades criativas adquiridas na história em quadrinho através de apresentações das histórias criadas.
Orientações Didáticas:
· Cada equipe apresenta sua história para classe ou em outras classes.
Atividade: Entendendo o texto jornalístico
Objetivo: Apresentar as técnicas de construção da notícia, as diferenças entre a notícia e a reportagem e dá dicas de como fazer uma boa entrevista.Nº de participantes: 40 alunos
Material necessário: 80 tiras de papel ofício, 20 cópias do texto noticioso, 20 cópias da reportagem, 40 cópias das dicas de entrevista e 20 cópias do início de uma entrevista ping-pong
Desenvolvimento:
1. Apresentação - alunos em círculo falam o seu nome
Tempo: 10 minutos
2. Dar a cada aluno uma tira de papel e pedir que escreva em letras grandes o próprio nome
Tempo: 5 minutos
3. Fazer o sorteio, entre os alunos, de outras 40 tiras de papel, assim divididas:
10 tiras com respostas aleatórias para a questão "o quê?" (uma ação) - cor vermelha
10 respondendo "quando?" - cor verde
10 respondendo "onde?" - cor azul
10 respondendo "como?" - cor laranja
Cada aluno sorteia uma dentre as 40 tiras, de modo que cada um possua uma tira.
4. Pedir que os alunos se dividam em grupos de quatro componentes, de modo que formem frases, com suas tiras, que respondam às questões: quem? fez o quê? quando? onde? Como? As frases criadas têm que ser criativas!
Tempo: 30 minutos
5. Apresentação das frases
6. Se aquelas frases fossem a 1a frase de uma matéria jornalística, qual delas eles continuariam a ler? (colher comentários)
Tempo: 20 minutos
7. Distribuir cópias de uma notícia e pedir que eles destaquem no primeiro parágrafo as cinco questões fundamentais do lead. Ler com eles a notícia e montar um esquema no quadro mostrando a arquitetura de informação do texto:
LEAD - Quem? O quê? Como? Onde? Quando? (primeiro parágrafo)
SUBLEAD - E daí? (por quê?)
A hierarquia de informação é dada pelo grau de importância, segundo critérios noticiosos. Técnica da pirâmide invertida, onde a base (primeiros parágrafos do texto) é mais larga e o texto é mais superficial, apresentando informações básicas e ligadas ao factual.
Tempo: 40 minutos
8. Distribuir cópias de uma reportagem cujo tema é o mesmo abordado na notícia. Pedir que comentem as diferenças entre um texto e outro. Fazer esquema no quadro de como as informações são arrumadas numa reportagem
9. Exposição sobre as diferenças entre o 1o. parágrafo de uma reportagem e um lead noticioso
Sugestões para início da reportagem: relatos, comentários, casos, citações, curiosidades, etc.
Não há hierarquização de informações segundo critério de importância, mas buscando contextualizar e compreender a temática ou acontecimento. A reportagem pode ou não ser gerada por uma notícia.
Tempo: 40 minutos
10. Distribuir dicas de como fazer uma boa entrevista e cópias da introdução de uma entrevista ping-pong. Fazer comentários e dá orientações sobre como proceder numa entrevista coletiva (pedir a palavra, identificar-se, fazer sua pergunta, esclarecer dúvidas, etc.)
Tempo: 30 minutos
11. Atividade para casa: escrever um lead e um sublead sobre a oficina de textos jornalísticos que eles participaram
Tempo: 5 minutos
Mais: Visite a seção Bahia Livre, do web site Da Gema, com textos produzidos a partir da atividade sugerida.
Atividade: Jogo
Objetivo: integrar o grupo, brincar com a imaginação e capacidade de criação dos alunosNº de participantes: mínimo quatro
Material necessário: música suave, pedaços de panos, papel de várias cores, cola, tesoura, lápis, hidrocor, lápis de cor, papel metro
Espaço adequado: sala espaçosa
Desenvolvimento: O facilitador vai pedir que os alunos pensem neles como um personagem de uma história em quadrinhos. Dará um tempo para que eles concebam mentalmente este personagem, a medida que começam a manusear os materiais disponíveis em sala: cola, papel colorido, pano, etc. Os alunos irão construir, como desejarem, pequenos bonecos. Cada boneco representa uma pessoa do grupo. Quando terminar, o grupo irá montar um pequeno painel com todos os bonecos e o nome do grupo, caso tenha. Enquanto o grupo trabalha, uma música suave está tocando. O resultado do trabalho ficará exposto na sala pelo tempo que for possível.
Comentários: O facilitador, ao terminar a atividade, fará uma avaliação com os alunos de como foi o processo de criação do personagem e de como eles se sentem representados nos bonecos.
ATIVIDADES
1) Pedir para cada aluno criar um personagem, com características físicas e psicológicas, indicando a sua função na família, na escola e no bairro. Discutir os personagens criados e compará-los a personagens de histórias em quadrinhos conhecidas. Caso a turma não lembre, pedir que façam uma pesquisa sobre os personagens que mais se identificam com aqueles criados pelo grupo.
2) Fazer um storyboard ou roteiro de história em quadrinho sobre algum tema de interesse do grupo. Pedir que a turma pesquise o assunto e crie personagens, ambiência e diálogos. Este trabalho pode ser realizado em grupos de três ou quatro pessoas. Após a finalização do trabalho, o grupo pode discutir as dificuldades e as soluções encontradas durante o trabalho. Os storyboards/ roteiros dos subgrupos podem dar origem a uma única história, que simbolize o aprendizado da turma inteira.
3) Selecionar várias revistas em quadrinhos, brasileiras, americanas, japonesas, etc., de acordo com a temática ou importância dos personagens (são heróis, vilões, são adorados pelos jovens, são odiados?). Distribuir as revistas pela turma e pedir que os alunos percebam: quem é o herói, principal personagem ou vilão da história? como ele se comporta diante das situações que enfrenta? quais os seus maiores defeitos e qualidades? Após o levantamento, o grupo discute as semelhanças e divergências, observando como os personagens são construídos nas revistas. O resultado pode surpreender, mas na maioria das vezes revela que os quadrinhos trazem muitos preconceitos e estereótipos presentes na sociedade.