sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para incrementar suas aulas

Projeto História em Quadrinhos


Intervenção I

Objetivo: 
Identificar o conhecimento prévio do aluno acerca do texto literário, bem como desenvolver a linguagem oral e a leitura, na modalidade de História em Quadrinhos.

Orientações didáticas:
· Questionar os alunos sobre o material de leitura, oferecendo pistas para que eles descubram essas modalidades literárias (HQ);
· Apresentar um texto que retrate o histórico do surgimento da História em Quadrinhos;
· Interpretação do textos sobre História em Quadrinhos.


Intervenção II


Objetivo:
Identificar os tipos de balões que caracterizam a História em Quadrinhos
Orientações didáticas:
· Apresentar os diversos tipos de balões e seus respectivos significativos;
· Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.


Intervenção III

Objetivo: 
Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Orientações didáticas:
· Expor vários cartazes na lousa com diferentes tipos de falas;
· Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso;
· Responder uma atividade referente ao uso adequado dos balões.


Intervenção IV

Objetivo: 
Criar uma história em quadrinhos obedecendo uma seqüência de diálogo, com personagem e fala.
Orientações Didáticas:
· Dividir a sala em equipes;
· Distribuir livros, revistas, papel, madeira, hidrocor, tesoura;
· Orientar as equipes para criação de história em quadrinhos, usando adequadamente os balões.


Intervenção V

Objetivo:
Demonstrar as habilidades criativas adquiridas na história em quadrinho através de apresentações das histórias criadas.
Orientações Didáticas: 
· Cada equipe apresenta sua história para classe ou em outras classes.

Atividade: Entendendo o texto jornalístico
Objetivo: Apresentar as técnicas de construção da notícia, as diferenças entre a notícia e a reportagem e dá dicas de como fazer uma boa entrevista.
Nº de participantes: 40 alunos
Material necessário: 80 tiras de papel ofício, 20 cópias do texto noticioso, 20 cópias da reportagem, 40 cópias das dicas de entrevista e 20 cópias do início de uma entrevista ping-pong

Desenvolvimento:
1. Apresentação - alunos em círculo falam o seu nome 
Tempo: 10 minutos

2. Dar a cada aluno uma tira de papel e pedir que escreva em letras grandes o próprio nome 
Tempo: 5 minutos

3. Fazer o sorteio, entre os alunos, de outras 40 tiras de papel, assim divididas: 
10 tiras com respostas aleatórias para a questão "o quê?" (uma ação) - cor vermelha
10 respondendo "quando?" - cor verde
10 respondendo "onde?" - cor azul
10 respondendo "como?" - cor laranja
Cada aluno sorteia uma dentre as 40 tiras, de modo que cada um possua uma tira.

4. Pedir que os alunos se dividam em grupos de quatro componentes, de modo que formem frases, com suas tiras, que respondam às questões: quem? fez o quê? quando? onde? Como? As frases criadas têm que ser criativas! 
Tempo: 30 minutos

5. Apresentação das frases
6. Se aquelas frases fossem a 1a frase de uma matéria jornalística, qual delas eles continuariam a ler? (colher comentários) 
Tempo: 20 minutos

7. Distribuir cópias de uma notícia e pedir que eles destaquem no primeiro parágrafo as cinco questões fundamentais do lead. Ler com eles a notícia e montar um esquema no quadro mostrando a arquitetura de informação do texto:
LEAD - Quem? O quê? Como? Onde? Quando? (primeiro parágrafo)
SUBLEAD - E daí? (por quê?)
A hierarquia de informação é dada pelo grau de importância, segundo critérios noticiosos. Técnica da pirâmide invertida, onde a base (primeiros parágrafos do texto) é mais larga e o texto é mais superficial, apresentando informações básicas e ligadas ao factual.
Tempo: 40 minutos

8. Distribuir cópias de uma reportagem cujo tema é o mesmo abordado na notícia. Pedir que comentem as diferenças entre um texto e outro. Fazer esquema no quadro de como as informações são arrumadas numa reportagem
9. Exposição sobre as diferenças entre o 1o. parágrafo de uma reportagem e um lead noticioso
Sugestões para início da reportagem: relatos, comentários, casos, citações, curiosidades, etc.
Não há hierarquização de informações segundo critério de importância, mas buscando contextualizar e compreender a temática ou acontecimento. A reportagem pode ou não ser gerada por uma notícia.
Tempo: 40 minutos

10. Distribuir dicas de como fazer uma boa entrevista e cópias da introdução de uma entrevista ping-pong. Fazer comentários e dá orientações sobre como proceder numa entrevista coletiva (pedir a palavra, identificar-se, fazer sua pergunta, esclarecer dúvidas, etc.)
Tempo: 30 minutos

11. Atividade para casa: escrever um lead e um sublead sobre a oficina de textos jornalísticos que eles participaram
Tempo: 5 minutos

Mais: Visite a seção Bahia Livre, do web site Da Gema, com textos produzidos a partir da atividade sugerida.
Atividade: Jogo
Objetivo: integrar o grupo, brincar com a imaginação e capacidade de criação dos alunos
Nº de participantes: mínimo quatro
Material necessário: música suave, pedaços de panos, papel de várias cores, cola, tesoura, lápis, hidrocor, lápis de cor, papel metro
Espaço adequado: sala espaçosa

Desenvolvimento: O facilitador vai pedir que os alunos pensem neles como um personagem de uma história em quadrinhos. Dará um tempo para que eles concebam mentalmente este personagem, a medida que começam a manusear os materiais disponíveis em sala: cola, papel colorido, pano, etc. Os alunos irão construir, como desejarem, pequenos bonecos. Cada boneco representa uma pessoa do grupo. Quando terminar, o grupo irá montar um pequeno painel com todos os bonecos e o nome do grupo, caso tenha. Enquanto o grupo trabalha, uma música suave está tocando. O resultado do trabalho ficará exposto na sala pelo tempo que for possível. 
Comentários: O facilitador, ao terminar a atividade, fará uma avaliação com os alunos de como foi o processo de criação do personagem e de como eles se sentem representados nos bonecos.

ATIVIDADES

1) Pedir para cada aluno criar um personagem, com características físicas e psicológicas, indicando a sua função na família, na escola e no bairro. Discutir os personagens criados e compará-los a personagens de histórias em quadrinhos conhecidas. Caso a turma não lembre, pedir que façam uma pesquisa sobre os personagens que mais se identificam com aqueles criados pelo grupo.
2) Fazer um storyboard ou roteiro de história em quadrinho sobre algum tema de interesse do grupo. Pedir que a turma pesquise o assunto e crie personagens, ambiência e diálogos. Este trabalho pode ser realizado em grupos de três ou quatro pessoas. Após a finalização do trabalho, o grupo pode discutir as dificuldades e as soluções encontradas durante o trabalho. Os storyboards/ roteiros dos subgrupos podem dar origem a uma única história, que simbolize o aprendizado da turma inteira.
3) Selecionar várias revistas em quadrinhos, brasileiras, americanas, japonesas, etc., de acordo com a temática ou importância dos personagens (são heróis, vilões, são adorados pelos jovens, são odiados?). Distribuir as revistas pela turma e pedir que os alunos percebam: quem é o herói, principal personagem ou vilão da história? como ele se comporta diante das situações que enfrenta? quais os seus maiores defeitos e qualidades? Após o levantamento, o grupo discute as semelhanças e divergências, observando como os personagens são construídos nas revistas. O resultado pode surpreender, mas na maioria das vezes revela que os quadrinhos trazem muitos preconceitos e estereótipos presentes na sociedade.Projeto História em Quadrinhos

Intervenção I

Objetivo: 
Identificar o conhecimento prévio do aluno acerca do texto literário, bem como desenvolver a linguagem oral e a leitura, na modalidade de História em Quadrinhos.

Orientações didáticas:
· Questionar os alunos sobre o material de leitura, oferecendo pistas para que eles descubram essas modalidades literárias (HQ);
· Apresentar um texto que retrate o histórico do surgimento da História em Quadrinhos;
· Interpretação do textos sobre História em Quadrinhos.


Intervenção II


Objetivo:
Identificar os tipos de balões que caracterizam a História em Quadrinhos
Orientações didáticas:
· Apresentar os diversos tipos de balões e seus respectivos significativos;
· Distribuir uma história em quadrinhos sem os balões para serem desenhados pelos alunos.


Intervenção III

Objetivo: 
Reconhecer em cada texto o tipo de balão que devemos usar.
Orientações didáticas:
· Expor vários cartazes na lousa com diferentes tipos de falas;
· Orientar os alunos para que eles leiam os cartazes e coloque ao lado de cada um deles o balão correspondente, questionando o seu uso;
· Responder uma atividade referente ao uso adequado dos balões.


Intervenção IV

Objetivo: 
Criar uma história em quadrinhos obedecendo uma seqüência de diálogo, com personagem e fala.
Orientações Didáticas:
· Dividir a sala em equipes;
· Distribuir livros, revistas, papel, madeira, hidrocor, tesoura;
· Orientar as equipes para criação de história em quadrinhos, usando adequadamente os balões.


Intervenção V

Objetivo:
Demonstrar as habilidades criativas adquiridas na história em quadrinho através de apresentações das histórias criadas.
Orientações Didáticas: 
· Cada equipe apresenta sua história para classe ou em outras classes.

Atividade: Entendendo o texto jornalístico
Objetivo: Apresentar as técnicas de construção da notícia, as diferenças entre a notícia e a reportagem e dá dicas de como fazer uma boa entrevista.
Nº de participantes: 40 alunos
Material necessário: 80 tiras de papel ofício, 20 cópias do texto noticioso, 20 cópias da reportagem, 40 cópias das dicas de entrevista e 20 cópias do início de uma entrevista ping-pong

Desenvolvimento:
1. Apresentação - alunos em círculo falam o seu nome 
Tempo: 10 minutos

2. Dar a cada aluno uma tira de papel e pedir que escreva em letras grandes o próprio nome 
Tempo: 5 minutos

3. Fazer o sorteio, entre os alunos, de outras 40 tiras de papel, assim divididas: 
10 tiras com respostas aleatórias para a questão "o quê?" (uma ação) - cor vermelha
10 respondendo "quando?" - cor verde
10 respondendo "onde?" - cor azul
10 respondendo "como?" - cor laranja
Cada aluno sorteia uma dentre as 40 tiras, de modo que cada um possua uma tira.

4. Pedir que os alunos se dividam em grupos de quatro componentes, de modo que formem frases, com suas tiras, que respondam às questões: quem? fez o quê? quando? onde? Como? As frases criadas têm que ser criativas! 
Tempo: 30 minutos

5. Apresentação das frases
6. Se aquelas frases fossem a 1a frase de uma matéria jornalística, qual delas eles continuariam a ler? (colher comentários) 
Tempo: 20 minutos

7. Distribuir cópias de uma notícia e pedir que eles destaquem no primeiro parágrafo as cinco questões fundamentais do lead. Ler com eles a notícia e montar um esquema no quadro mostrando a arquitetura de informação do texto:
LEAD - Quem? O quê? Como? Onde? Quando? (primeiro parágrafo)
SUBLEAD - E daí? (por quê?)
A hierarquia de informação é dada pelo grau de importância, segundo critérios noticiosos. Técnica da pirâmide invertida, onde a base (primeiros parágrafos do texto) é mais larga e o texto é mais superficial, apresentando informações básicas e ligadas ao factual.
Tempo: 40 minutos

8. Distribuir cópias de uma reportagem cujo tema é o mesmo abordado na notícia. Pedir que comentem as diferenças entre um texto e outro. Fazer esquema no quadro de como as informações são arrumadas numa reportagem
9. Exposição sobre as diferenças entre o 1o. parágrafo de uma reportagem e um lead noticioso
Sugestões para início da reportagem: relatos, comentários, casos, citações, curiosidades, etc.
Não há hierarquização de informações segundo critério de importância, mas buscando contextualizar e compreender a temática ou acontecimento. A reportagem pode ou não ser gerada por uma notícia.
Tempo: 40 minutos

10. Distribuir dicas de como fazer uma boa entrevista e cópias da introdução de uma entrevista ping-pong. Fazer comentários e dá orientações sobre como proceder numa entrevista coletiva (pedir a palavra, identificar-se, fazer sua pergunta, esclarecer dúvidas, etc.)
Tempo: 30 minutos

11. Atividade para casa: escrever um lead e um sublead sobre a oficina de textos jornalísticos que eles participaram
Tempo: 5 minutos

Mais: Visite a seção Bahia Livre, do web site Da Gema, com textos produzidos a partir da atividade sugerida.
Atividade: Jogo
Objetivo: integrar o grupo, brincar com a imaginação e capacidade de criação dos alunos
Nº de participantes: mínimo quatro
Material necessário: música suave, pedaços de panos, papel de várias cores, cola, tesoura, lápis, hidrocor, lápis de cor, papel metro
Espaço adequado: sala espaçosa


Desenvolvimento: O facilitador vai pedir que os alunos pensem neles como um personagem de uma história em quadrinhos. Dará um tempo para que eles concebam mentalmente este personagem, a medida que começam a manusear os materiais disponíveis em sala: cola, papel colorido, pano, etc. Os alunos irão construir, como desejarem, pequenos bonecos. Cada boneco representa uma pessoa do grupo. Quando terminar, o grupo irá montar um pequeno painel com todos os bonecos e o nome do grupo, caso tenha. Enquanto o grupo trabalha, uma música suave está tocando. O resultado do trabalho ficará exposto na sala pelo tempo que for possível. 
Comentários: O facilitador, ao terminar a atividade, fará uma avaliação com os alunos de como foi o processo de criação do personagem e de como eles se sentem representados nos bonecos.

ATIVIDADES

1) Pedir para cada aluno criar um personagem, com características físicas e psicológicas, indicando a sua função na família, na escola e no bairro. Discutir os personagens criados e compará-los a personagens de histórias em quadrinhos conhecidas. Caso a turma não lembre, pedir que façam uma pesquisa sobre os personagens que mais se identificam com aqueles criados pelo grupo.
2) Fazer um storyboard ou roteiro de história em quadrinho sobre algum tema de interesse do grupo. Pedir que a turma pesquise o assunto e crie personagens, ambiência e diálogos. Este trabalho pode ser realizado em grupos de três ou quatro pessoas. Após a finalização do trabalho, o grupo pode discutir as dificuldades e as soluções encontradas durante o trabalho. Os storyboards/ roteiros dos subgrupos podem dar origem a uma única história, que simbolize o aprendizado da turma inteira.
3) Selecionar várias revistas em quadrinhos, brasileiras, americanas, japonesas, etc., de acordo com a temática ou importância dos personagens (são heróis, vilões, são adorados pelos jovens, são odiados?). Distribuir as revistas pela turma e pedir que os alunos percebam: quem é o herói, principal personagem ou vilão da história? como ele se comporta diante das situações que enfrenta? quais os seus maiores defeitos e qualidades? Após o levantamento, o grupo discute as semelhanças e divergências, observando como os personagens são construídos nas revistas. O resultado pode surpreender, mas na maioria das vezes revela que os quadrinhos trazem muitos preconceitos e estereótipos presentes na sociedade.


Oito ideias para incentivar  a leitura literária na escola



        Garantir o acesso a bons livros e criar um ambiente em que a leitura é rotina são maneiras eficazes de fazer com que os alunos adquiram o gosto pela literatura. E o trabalho da equipe gestora é fundamental para alançar este objetivo. Confira uma reportagem com oito ações para construir uma escola leitoraum fórum sobre a formação de leitores e um vídeo sobre como organizar um sarau literário e outro sobre um projeto que envolve a leitura em família.
Vale a pena conferir:Nova Escola on line


305 Livros grátis


LIVROS EM PDF


É só clicar no título para  ler ou imprimir...
1. A Divina Comédia -Dante Alighieri 2. A Comédia dos Erros -William Shakespeare 3. Poemas de Fernando Pessoa -Fernando Pessoa 4. Dom Casmurro -Machado de Assis 5. Cancioneiro -Fernando Pessoa 6. Romeu e Julieta -William Shakespeare 7. A Cartomante -Machado de Assis 8. Mensagem -Fernando Pessoa 9. A Carteira -Machado de Assis 10. A Megera Domada -William Shakespeare 11.A Tragédia de Hamlet, Príncipe da Dinamarca -William Shakespeare 12. Sonho de Uma Noite de Verão -William Shakespeare 13. O Eu profundo e os outros Eus. -Fernando Pessoa 14. Dom Casmurro -Machado de Assis 15.. Do Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 16. Poesias Inéditas -Fernando Pessoa 17. Tudo Bem Quando Termina Bem -William Shakespeare 18. A Carta -Pero Vaz de Caminha 19. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 20. Macbeth -William Shakespeare 21. Este mundo da injustiça globalizada -José Saramago 22. A Tempestade -William Shakespeare 23. O pastor amoroso -Fernando Pessoa 24. A Cidade e as Serras -José Maria Eça de Queirós 25. Livro do Desassossego -Fernando Pessoa 26. A Carta de Pero Vaz de Caminha -Pero Vaz de Caminha 27. O Guardador de Rebanhos -Fernando Pessoa 28. O Mercador de Veneza -William Shakespeare 29. A Esfinge sem Segredo -Oscar Wilde 30. Trabalhos de Amor Perdidos -William Shakespeare 31. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 32. A Mão e a Luva-Machado de Assis 33. Arte Poética -Aristóteles 34. Conto de Inverno -William Shakespeare 35. Otelo, O Mouro de Veneza -William Shakespeare 36. Antônio e Cleópatra -William Shakespeare 37. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 38. A Metamorfose -Franz Kafka 39. A Cartomante -Machado de Assis 40. Rei Lear -William Shakespeare 41. A Causa Secreta -Machado de Assis 42. Poemas Traduzidos -Fernando Pessoa 43. Muito Barulho Por Nada -William Shakespeare 44. Júlio César -William Shakespeare 45. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 46. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 47. Cancioneiro -Fernando Pessoa 48. Catálogo de Autores Brasileiros com a Obra em Domínio Público -Fundação Biblioteca Nacional 49. A Ela -Machado de Assis 50. O Banqueiro Anarquista -Fernando Pessoa 51. Dom Casmurro -Machado de Assis 52. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 53. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 54. Adão e Eva -Machado de Assis 55. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 56. A Chinela Turca -Machado de Assis 57. As Alegres Senhoras de Windsor -William Shakespeare 58. Poemas Selecionados -Florbela Espanca 59. As Vítimas-Algozes -Joaquim Manuel de Macedo 60. Iracema -José de Alencar 61. A Mão e a Luva -Machado de Assis 62.Ricardo III -William Shakespeare 63. O Alienista -Machado de Assis 64. Poemas Inconjuntos -Fernando Pessoa 65. A Volta ao Mundo em 80 Dias -Júlio Verne 66. A Carteira -Machado de Assis 67. Primeiro Fausto -Fernando Pessoa 68. Senhora -José de Alencar 69. A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 70. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 71. A Mensageira das Violetas -Florbela Espanca 72. Sonetos -Luís Vaz de Camões 73. Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos 74. Fausto -Johann Wolfgang von Goethe 75. Iracema -José de Alencar 76. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 77. Os Maias -José Maria Eça de Queirós 78. O Guarani -José de Alencar 79. A Mulher de Preto -Machado de Assis 80. A Desobediência Civil -Henry David Thoreau 81. A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 82. A Pianista -Machado de Assis 83. Poemas em Inglês -Fernando Pessoa 84. A Igreja do Diabo -Machado de Assis 85. A Herança -Machado de Assis 86. A chave -Machado de Assis 87. Eu -Augusto dos Anjos 88. As Primaveras -Casimiro de Abreu 89. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 90. Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa 91. Quincas Borba -Machado de Assis 92. A Segunda Vida -Machado de Assis 93. Os Sertões -Euclides da Cunha 94. Poemas de Álvaro de Campos -Fernando Pessoa 95. O Alienista -Machado de Assis 96. Don Quixote. Vol. 1 -Miguel de Cervantes Saavedra 97. Medida Por Medida -William Shakespeare 98. Os Dois Cavalheiros de Verona -William Shakespeare 99. A Alma do Lázaro -José de Alencar 100. A Vida Eterna -Machado de Assis 101. A Causa Secreta -Machado de Assis 102. 14 de Julho na Roça -Raul Pompéia 103. Divina Comedia -Dante Alighieri 104. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 105. Coriolano -William Shakespeare 106. Astúcias de Marido -Machado de Assis 107. Senhora -José de Alencar 108. Auto da Barca do Inferno -Gil Vicente 109. Noite na Taverna -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 110. Memórias Póstumas de Brás Cubas -Machado de Assis 111. A 'Não-me-toques' ! -Artur Azevedo 112.Os Maias -José Maria Eça de Queirós 113. Obras Seletas -Rui Barbosa 114. A Mão e a Luva -Machado de Assis 115. Amor de Perdição-Camilo Castelo Branco 116. Aurora sem Dia -Machado de Assis 117. Édipo-Rei -Sófocles 118. O Abolicionismo -Joaquim Nabuco 119.Pai Contra Mãe -Machado de Assis 120. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 121. Tito Andrônico -William Shakespeare 122. Adão e Eva -Machado de Assis 123. Os Sertões -Euclides da Cunha 124. Esaú e Jacó -Machado de Assis 125. Don Quixote -Miguel de Cervantes 126. Camões -Joaquim Nabuco 127. Antes que Cases -Machado de Assis 128. A melhor das noivas -Machado de Assis 129. Livro de Mágoas -Florbela Espanca 130. O Cortiço -Aluísio de Azevedo 131. A Relíquia -José Maria Eça de Queirós 132. Helena -Machado de Assis 133. Contos -José Maria Eça de Queirós 134. A Sereníssima República -Machado de Assis 135. Iliada -Homero 136. Amor de Perdição -Camilo Castelo Branco 137. A Brasileira de Prazins -Camilo Castelo Branco 138. Os Lusíadas -Luís Vaz de Camões 139.Sonetos e Outros Poemas -Manuel Maria de Barbosa du Bocage 140. Ficções do interlúdio: para além do outro oceano de Coelho Pacheco. -Fernando Pessoa 141. Anedota Pecuniária -Machado de Assis 142. A Carne -Júlio Ribeiro 143. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 144. Don Quijote -Miguel de Cervantes 145. A Volta ao Mundo em Oitenta Dias -Júlio Verne 146. A Semana -Machado de Assis 147. A viúva Sobral -Machado de Assis 148. A Princesa de Babilônia -Voltaire 149. O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 150. Catálogo de Publicações da Biblioteca Nacional -Fundação Biblioteca Nacional 151. Papéis Avulsos -Machado de Assis 152. Eterna Mágoa -Augusto dos Anjos 153. Cartas D'Amor -José Maria Eça de Queirós 154. O Crime do Padre Amaro -José Maria Eça de Queirós 155. Anedota do Cabriolet -Machado de Assis 156. Canção do Exílio -Antônio Gonçalves Dias 157. A Desejada das Gentes -Machado de Assis 158. A Dama das Camélias -Alexandre Dumas Filho 159. Don Quixote. Vol. 2 -Miguel de Cervantes Saavedra 160. Almas Agradecidas -Machado de Assis 161. Cartas D'Amor - O Efêmero Feminino -José Maria Eça de Queirós 162.Contos Fluminenses -Machado de Assis 163. Odisséia -Homero 164. Quincas Borba -Machado de Assis 165. A Mulher de Preto -Machado de Assis 166. Balas de Estalo -Machado de Assis 167. A Senhora do Galvão -Machado de Assis 168. O Primo Basílio -José Maria Eça de Queirós 169. A Inglezinha Barcelos -Machado de Assis 170. Capítulos de História Colonial (1500-1800) -João Capistrano de Abreu 171. CHARNECA EM FLOR -Florbela Espanca 172. Cinco Minutos -José de Alencar 173. Memórias de um Sargento de Milícias-Manuel Antônio de Almeida 174. Lucíola -José de Alencar 175. A Parasita Azul -Machado de Assis 176. A Viuvinha -José de Alencar 177. Utopia -Thomas Morus 178. Missa do Galo -Machado de Assis 179. Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 180.História da Literatura Brasileira: Fatores da Literatura Brasileira -Sílvio Romero 181. Hamlet -William Shakespeare 182. A Ama-Seca -Artur Azevedo 183. O Espelho -Machado de Assis 184. Helena -Machado de Assis 185. As Academias de Sião -Machado de Assis 186.A Carne -Júlio Ribeiro 187. A Ilustre Casa de Ramires -José Maria Eça de Queirós 188. Como e Por Que Sou Romancista -José de Alencar 189. Antes da Missa -Machado de Assis 190. A Alma Encantadora das Ruas -João do Rio 191. A Carta -Pero Vaz de Caminha 192. LIVRO DE SÓROR SAUDADE -Florbela Espanca 193. A mulher Pálida -Machado de Assis 194. Americanas -Machado de Assis 195.Cândido -Voltaire 196. Viagens de Gulliver -Jonathan Swift 197. El Arte de la Guerra -Sun Tzu 198. Conto de Escola -Machado de Assis 199. Redondilhas -Luís Vaz de Camões 200. Iluminuras -Arthur Rimbaud 201. Schopenhauer -Thomas Mann 202. Carolina -Casimiro de Abreu 203. A esfinge sem segredo -Oscar Wilde 204. Carta de Pero Vaz de Caminha. -Pero Vaz de Caminha 205.Memorial de Aires -Machado de Assis 206. Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto 207. A última receita-Machado de Assis 208. 7 Canções -Salomão Rovedo 209. Antologia -Antero de Quental 210. O Alienista -Machado de Assis 211.Outras Poesias -Augusto dos Anjos 212. Alma Inquieta -Olavo Bilac 213. A Dança dos Ossos -Bernardo Guimarães 214. A Semana -Machado de Assis 215. Diário Íntimo -Afonso Henriques de Lima Barreto 216. A Casadinha de Fresco -Artur Azevedo 217. Esaú e Jacó-Machado de Assis 218. Canções e Elegias -Luís Vaz de Camões 219. História da Literatura Brasileira -José Veríssimo Dias de Matos 220. A mágoa do Infeliz Cosme -Machado de Assis 221. Seleção de Obras Poéticas -Gregório de Matos 222. Contos de Lima Barreto -Afonso Henriques de Lima Barreto 223. Farsa de Inês Pereira -Gil Vicente 224. A Condessa Vésper -Aluísio de Azevedo 225.Confissões de uma Viúva -Machado de Assis 226. As Bodas de Luís Duarte -Machado de Assis 227. O LIVRO D'ELE -Florbela Espanca 228. O Navio Negreiro -Antônio Frederico de Castro Alves 229. A Moreninha -Joaquim Manuel de Macedo 230. Lira dos Vinte Anos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 231. A Orgia dos Duendes -Bernardo Guimarães 232. Kamasutra -Mallanâga Vâtsyâyana 233.Triste Fim de Policarpo Quaresma -Afonso Henriques de Lima Barreto 234. A Bela Madame Vargas -João do Rio 235. Uma Estação no Inferno -Arthur Rimbaud 236. Cinco Mulheres -Machado de Assis 237. A Confissão de Lúcio -Mário de Sá-Carneiro 238. O Cortiço -Aluísio Azevedo 239. RELIQUIAE -Florbela Espanca 240. Minha formação -Joaquim Nabuco 241. A Conselho do Marido -Artur Azevedo 242. Auto da Alma -Gil Vicente 243. 345 -Artur Azevedo 244. O Dicionário -Machado de Assis 245. Contos Gauchescos -João Simões Lopes Neto 246.. A idéia do Ezequiel Maia -Machado de Assis 247. AMOR COM AMOR SE PAGA -França Júnior 248. Cinco minutos -José de Alencar 249. Lucíola -José de Alencar 250. Aos Vinte Anos -Aluísio de Azevedo 251. A Poesia Interminável -João da Cruz e Sousa 252. A Alegria da Revolução -Ken Knab 253. O Ateneu -Raul Pompéia 254. O Homem que Sabia Javanês e Outros Contos -Afonso Henriques de Lima Barreto 255. Ayres e Vergueiro -Machado de Assis 256. A Campanha Abolicionista -José Carlos do Patrocínio 257. Noite de Almirante -Machado de Assis 258. O Sertanejo -José de Alencar 259. A Conquista -Coelho Neto 260. Casa Velha -Machado de Assis 261. O Enfermeiro -Machado de Assis 262. O Livro de Cesário Verde -José Joaquim Cesário Verde 263. Casa de Pensão -Aluísio de Azevedo 264. A Luneta Mágica -Joaquim Manuel de Macedo 265. Poemas -Safo 266. A Viuvinha -José de Alencar 267. Coisas que Só Eu Sei -Camilo Castelo Branco 268. Contos para Velhos -Olavo Bilac 269. Ulysses -James Joyce 270. 13 Oktobro 1582 -Luiz Ferreira Portella Filho 271. Cícero -Plutarco 272. Espumas Flutuantes -Antônio Frederico de Castro Alves 273.Confissões de uma Viúva Moça -Machado de Assis 274. As Religiões no Rio -João do Rio 275. Várias Histórias -Machado de Assis 276.A Arrábida -Vania Ribas Ulbricht 277. Bons Dias -Machado de Assis 278. O Elixir da Longa Vida -Honoré de Balzac 279. A Capital Federal -Artur Azevedo 280. A Escrava Isaura -Bernardo Guimarães 281. As Forças Caudinas -Machado de Assis 282. Coração, Cabeça e Estômago -Camilo Castelo Branco 283. Balas de Estalo -Machado de Assis 284. AS VIAGENS -Olavo Bilac 285. Antigonas -Sofócles 286. A Dívida -Artur Azevedo 287. Sermão da Sexagésima -Pe. Antônio Vieira 288. Uns Braços -Machado de Assis 289.Ubirajara -José de Alencar 290. Poética -Aristóteles 291. Bom Crioulo -Adolfo Ferreira Caminha 292. A Cruz Mutilada -Vania Ribas Ulbricht 293. Antes da Rocha Tapéia -Machado de Assis 294. Poemas Irônicos, Venenosos e Sarcásticos -Manuel Antônio Álvares de Azevedo 295. Histórias da Meia-Noite -Machado de Assis 296. Via-Láctea -Olavo Bilac 297. O Mulato -Aluísio de Azevedo 298. O Primo Basílio - José Maria Eça de Queirós 299. Os Escravos -Antônio Frederico de Castro Alves 300. A Pata da Gazela -José de Alencar 301.BRÁS, BEXIGA E BARRA FUNDA -Alcântara Machado 302. Vozes d'África -Antônio Frederico de Castro Alves 303.. Memórias de um Sargento de Milícias -Manuel Antônio de Almeida 304. O que é o Casamento? -José de Alencar 305. A Harpa do Crente -Vania Ribas Ulbricht

.
..BOAS LEITURAS.........