quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Fardamento escolar traz o Brasão do Estado da Bahia



Até o final do mês de março, os alunos das escolas da rede estadual estarão com seus fardamentos e mochila novos. As duas camisas que compõem o Kit Básico do Estudante trazem impresso o Brasão de Armas do Estado da Bahia, representando as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo impresso com os elementos constitutivos. Da proa de uma embarcação, um marinheiro está apontando para a terra próxima, numa alusão ao descobrimento do Brasil.

A estrela simboliza o Estado da Bahia como timbre. Já o escudo em azul, com uma embarcação de vela, levantada e içada a bandeira da República, traz a imagem de um marinheiro acenando com um lenço branco e, ao fundo, se vê o Monte Pascoal, lugar do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Pedro Álvares Cabral.

Com o lema "Per Ardua Surgo", que significa "Pela dificuldade venço", a marca reúne dois tenentes. O primeiro Tenente é um homem seminu, com bigorna, personificando a indústria. O segundo Tenente, uma mulher, chapéu frígio, com uma bandeira da Bahia que é personificação da República. Por cima do timbre, encontra-se a inscrição "Estado da Bahia". E, ao pé do Brasão, por baixo do listel, a palavra "Brasil".

O investimento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, que custou cerca de R$ 19,2 milhões, visa garantir que todos os alunos tenham condições de ir à escola, já que o fardamento é um item obrigatório para o acesso deles às unidades de ensino da rede. A medida tem o objetivo, ainda, de fortalecer o sentimento de pertencimento à rede pública.




FONTE: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/2149

3 comentários:

  1. Quão triste é! Ah meu Deus( e tomara que Ele exista!). "Pela dificuldade" também se perde. É um governo "preocupado" com detalhes que, julga, fazem diferença! É uma pena, não podemos tapar o sol com peneira!

    ResponderExcluir
  2. É tão triste saber que a minha escola enaltece ações pobres de um geverno que pouco se importa com a educação! ah! e ,por favor, não me digam que o último concurso vai de encontro ao que eu disse!
    Devíamos ter coragem de declarar guerra contra essa hipocrisia mascarada de perocupação!!!!!

    ResponderExcluir
  3. isso é pra dizer que estão fazendo alguma coisa para a educação na bahia, é só pra esquecermos das outras necessidades mais urgentes! além de que a farda é horrosa! e aquela mochilinha que nem o própio caderno cabe direito?nínguem do meu colégio gostou. e só vieram distribuir depois que os alunos gastaram dinheiro comprando a antiga farda. como é que vai ficar o dinheiro gasto? e as empresas de fardamento vão falir?
    SÓ SEI QUE "AQUILO EU NÃO VOU USAR!"

    ResponderExcluir