quarta-feira, 24 de outubro de 2012

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Sarau Regional do TAL, Exposição do EPA e AVE, Festival Anual da Canção Estudantil


Sucesso total dos estudantes do Abelardão na etapa regional dos projetos estruturantes da SEC. No dia 19/10/2012, em Piritiba.

Uma equipe formada pelos estudantes Maikon, Vítor, Edson, Reinaldo, Larissa, Nataly e Pollyana, do 2º B, ficou em 1º lugar no Projeto EPA - Educação Patrimonial e Artística.

O aluno Gervásio, do 2ºC, ganhou o 1º lugar do AVE - Artes Visuais Estudantis e o aluno Yânick, do 2º B, ficou em 3º lugar no 5º FACE.






Parabéns para os estudantes e todos que colaboraram para o sucesso dos mesmos!

Veja mais fotos



segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sugestões de filmes para introdução à Literatura


A Literatura tem muito em comum com o Cinema. Diversos são os filmes cujo roteiro baseia-se em obras literárias de grande — ou nem tanto — sucesso, a fim de levarem para as telas as imagens que estavam apenas na imaginação dos que se aventuraram entre as páginas de um livro.
Sabemos da dificuldade que as escolas têm para introduzir aos alunos, principalmente os de Ensino Médio, obras literárias que exigem mais que apenas a simples absorção passiva das palavras — principalmente por muitas serem realmente difíceis até para leitores experientes. As principais dificuldades têm ocorrido no primeiro ano do Ensino Médio, afinal é nesse estágio que ocorre o primeiro contato dos alunos com esse tipo de leitura. Nesse sentido, vale a pena pensar em diferentes estratégias para atrair a atenção dos estudantes para a leitura, ainda que tenhamos que recorrer a outras mídias para isso.
Pensando dessa forma, o cinema nos chega como aliado, uma vez que está repleto de boas opções, tanto da Literatura Brasileira quanto da Estrangeira. Por essa razão, hoje publico uma lista de sugestões de filmes para professores de Literatura utilizarem em sala de aula como forma de motivarem seus alunos para adentrarem no mundo da leitura. Não é uma lista tão grande, mas pode servir de base para trabalhos riquíssimos. Aproveite e não esqueça de deixar outras sugestões nos comentários.

O Leitor

Capa do filme O LeitorCom direção de Stephen Daldry, esse filme produzido em 2008 é baseado no romance do escritor alemão Bernhard Schlink. Relata a história de amor entre uma mulher de origem humilde e um jovem estudante. O filme foca, especificamente, como a relação entre eles se estabelece por causa do amor pelos livros e como a capacidade de ler modifica a visão de mundo. É importante selecionar os trechos do filme que apresentem essa relação, excluindo outras de cunho sexual que não são adequadas ao espaço de sala de aula.

Troia

Filme do diretor Wolfgang Petersen, de 2004, é baseado no épico Ilíada, de Homero, retratando a viagem dos gregos até Troia e a luta entre gregos e troianos. É uma boa maneira de aguçar o interesse dos alunos para o tema e levá-los a reconhecerem uma série de personagens ilustres do enredo, baseados em um clássico da literatura universal.

Fúria de Titãs

O diretor Louis Laterrier produziu em 2010 essa versão livre do mito de Perseu e Medusa. O ponto positivo desse filme é que por ser bastante recente, tende a ser bem aceito pelos alunos e pode ser usado para ilustrar o estudo dos mitos.

O Carteiro e o Poeta

Michael Radford baseou-se no livro Ardiente paciencia, de Antonio Skármeta. O filme conta a história de Pablo Neruda, quando vivia na Itália, por volta dos anos 1950. A história relata a vida do poeta, quando ele começou a se relacionar com Mário, o carteiro responsável por sua correspondência. Mário, que era analfabeto, aos poucos aprendeu a escrever, revelando seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganhou, em troca, um ouvinte compreensivo para as lembranças saudosas do Chile. Eu usei o trecho abaixo, desse filme, para exemplificar o estudo da figura de linguagem mais presente em poemas, a metáfora.

A Sociedade dos poetas mortos

Nesse filme de 1989, Peter Weir relata a história de um professor de poesia, John Keating, que lecionava em uma tradicional escola para formação de adolescentes. Porém, esse nada ortodoxo professor ensina seus alunos a buscarem os seus sonhos e o amor pela literatura.

Odisseia

Com direção de Andrei Konchalovsky, esse filme, produzido para televisão, é considerado a melhor adaptação da obra de Homero. A película retrata o período após a Guerra de Troia, quando o herói Ulisses, vitorioso, empreende uma longa e perigosa jornada de volta à Grécia, na qual tem que enfrentar inimigos, monstros mitológicos e as provas dos deuses para retornar aos braços da esposa Penélope.

A Vida dos outros

O filme de Florian Henckel von Donnersmarck conta a história de um agente da Stasi, polícia da Alemanha Oriental, que é encarregado de vigiar alguns artistas e escritores que poderiam se rebelar contra o sistema. Ao vivenciar de perto a vida desses intelectuais, envolve-se com as suas vidas e muda a sua visão de mundo sobre Arte e política.


DICAS DE FILMES PARA AULAS, TREINAMENTOS E CAPACITAÇÃO



Transcrevo aquiu algumas dicas de filmes que colhi junto a blogs e site de amigos e professores que utilizam esta ferramenta como material de aprendizagem. Agradeço desde já aos que colaborarem com outras dicas de filmes e seus conceitos disciplinares. 
Filmes relacionados por matérias e disciplinas
Os filmes apresentados a seguir tem enfoques que podem ser usados como recurso didático em Administração, Contabilidade, Direito, Economia, Engenharia e outras disciplinas na área de Humanas.
Filmes 

A Batalha de Mary Kay

(Com Shirley Mc Laine)
Empreendedorismo; Criação de Novos Negócios;
Trabalho em equipe
Liderança; Motivação; Marketing
A Fraude – o caso Bahrings)
(com Ewan Mc Gregor)
Contabilidade; Governança Corporativa;
Ética e Responsabilidade Social;
Evidenciação e Informação à Sociedade
Adorável Professor – Mr. Holland (Com Richard Dreyfuss)
Mudança organizacional; Trabalho em equipe; Liderança;
Processo Ensino-aprendizagem;
Regime de trabalho em um ambiente de orquestra.
A firma (Com Tom Cruise)
Direito Tributário; Direito instrumental;
Contabilidade e Planejamento Fiscal;
Ética e Responsabilidade social; Planejamento de carreira;
Cultura organizacional; Clima organizacional
A história de uma fraude – o caso Enron(Com Kennet Lay)
Contabilidade e Governança corporativa;
Responsabilidade social; Planejamento de carreira;
Avaliação de desempenho; Estratégias de cargos e salário;
Clima organizacional; Globalização e internacionalização dos mercados.
Ameaça Virtual
(Com Tim Robbins e Ryan Philiphe)
Tecnologias da informação; Liderança;
Clima organizacional; Ética; Responsabilidade social corporativa;
Qualidade de vida no trabalho.
Apolo 13 – do desastre ao triunfo(Com Tom Hanks)
Inovação tecnológica e métodos de trabalho;
Trabalho em equipe; Treinamento;
Planejamento corporativo; Liderança.
Até o Limite da Honra(Com Demi Moore)
Treinamento e desenvolvimento;
Trabalho em equipe; Clima organizacional;
Liderança; Administração científica;
Escola clássica
Chocolate
(com Juliette Binoche e Carrie-Ann Moss)
Criação de novos negócios; Empreendedorismo;
Gestão de micro e pequenas empresas.
Com o dinheiro dos outros(Com Danny deVito e Gregory Peck)
Inovação tecnológica; Etica e responsabilidade social;
Governança corporativa; Liderança; Finanças;
Globalização e internacionalização dos mercados;
Clima organizacional.
Do que as mulheres gostam
(Com Mel Gibson e Helen Hunt)
Marketing; Comportamento do consumidor;
Segmentação de mercado
Foco no cliente; Atendimento a clientes;
Trabalho em equipe;
Gestão de organizações prestadoras de serviços especializados.
Doze homens e uma sentença
(Com Henry Fonda)
Liderança; Etica e responsabilidade social;
Negociação empresarial
Trabalho em equipe; Direito Penal
Encontrando com Forrester(com Seann Connery)
Ética; Responsabilidade Social;
Gestão de instituições de ensino.
Erin Brockovich
(Julia Roberts e Albert Finney)
Ética e responsabilidade social corporativa; Gestão ambiental;
Liderança; Negociação empresarial; Administração de conflitos;
Trabalho em equipe.
Homens de honra
(Robert de Niro e Cuba Godding Jr)
Capacidade de sonhar; capacidade de enfrentar adversidades e obstáculos; capacidade de auto-superação; o que o movia nos momentos mais difíceis; flexibilidade; capacidade de automotivação; clareza de propósito de vida; disposição de assumir riscos para realizar o sonho; capacidade de conviver em ambientes hostis, sem se desviar do propósitoreinamento e desenvolvimento de pessoal; Planejamento de carreira; Avaliação de desempenho; Liderança;
Etica e responsabilidade social corporativa
FORD: o homem e a máquina
(Com Cliff Robertson)
Fordismo; Taylorismo;
Controladoria e Contabilidade;
Estratégias de produção
Legalmente Loira(com Reese Witherspoon)
Introdução ao Direito;
Direito instrumental; Seleção de candidatos
Gestão de instituições de ensino;
Cultura organizacional.
Mauá – o Imperador e o Rei
(Com Paulo Betti e Malu Mader)
Empreendedorismo; Etica e responsabilidade social;
Liderança;
Treinamento; Macroeconomia;
Globalização e internacionalização dos mercados.
Mestres dos Mares – o lado mais distante do mundo(Com Russel Crowe)
Trabalho em equipe; Liderança; Planejamento corporativo;
Clima organizacional; Estratégias empresariais;
Administração salarial; Treinamento e desenvolvimento de pessoal
Minority Report: a nova lei (Com Tom Cruise)Tecnologias da informação; Teletrabalho; Ética;
Invasão de privacidade; Responsabilidade social corporativa
Na Roda da Fortuna
(Com Tim Robbins e Paul Newmann)
Burocracia; Liderança; Gestão com Pessoas;
Poder, Cultura e Clima organizacional;
Funções Organizacionais (pesquisa e desenvolvimento/P&D,
marketing, produção, finanças, contabilidade e controladoria)
O amor é contagioso
(Com Robin Williams)
A história real de Adams, um estudante de medicina que questionou os métodos vigentes, introduzindo um novo conceito de tratamento através do riso, da diversão e da busca de um contato verdadeiro com o paciente.
Observar: Capacidade de empatia, ou seja, de se colocar realmente no lugar do outro; disposição de assumir riscos para realizar o sonho; capacidade empreendedora; capacidade de influenciar pessoas; capacidade de autocentramento, isto é, no próprio propósito; capacidade de enxergar e criticar regras não eficazes; persistência; ampliação da visão, provocando uma nova interpretação da mesma realidade; capacidade de auto-superação; capacidade de automotivação; capacidade de ter bons relacionamentos interpessoais; capacidade de identificar e aproveitar oportunidades; capacidade de liderar equipes e indivíduos; atitude e comportamento amoroso.mpreendedorismo;
Trabalho em equipe; Responsabilidade social corporativa;
Qualidade de vida no trabalho; Clima organizacional e Liderança.
O Dia Depois de Amanhã
(Com Dennis Quaid)
Ética e Responsabilidade social corporativa; Gestão ambiental;
Globalização; Inovação tecnológica
O informante
(Com Al Pacino e Russel Crowe)
Governança corporativa; Liderança; Ética; Responsabilidade social corporativa; Clima organizacional; Inovação tecnológica;
Administração pública.
O gladiador
(Com Russel Crowe e Rex Harris)
Trabalho em equipe; Liderança; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Estratégias empresariais; Administração científica;
Escola clássica.
O Náufrago
(Com Tom Hanks e Helen Hunt)
Qualidade de vida no trabalho; Clima organizacional;
Planejamento de carreira; Recrutamento e seleção; Treinamento e desenvolvimento de pessoal; Planejamento corporativo..
O nome da rosa
(Com Seann Connery e Christian Slater)
Ética e responsabilidade social corporativa; Taylorismo e fordismo;
Escola burocrática; Treinamento;
Clima organizacional.
O resgate do soldado Ryan
(Com Tom Hanks)
Liderança, Trabalho em equipe; Logística; Planejamento corporativo;
Administração Clássica.
Os doze trabalhos de Asterix
(Desenho animado baseado no filme Asterix e Obelix, com Gerard Depardieu)
Administração Pública; Burocracia;
Trabalho em equipe; Clima organizacional;
Qualidade de Vida no Trabalho; Direito do Trabalho;
Etica e responsabilidade social.
O sucesso a qualquer preço
(Al Pacino, Alex Baldwin, Ed Harris e Jack Lemon)
Liderança, Clima organizacional; Qualidade de vida no trabalho
Trabalho em equipe; Etica e responsabilidade social;
Marketing.
O último samurai
(Com Tom Cruise)
Trabalho em equipe; Cultura organizacional;
Crenças e valores;
Treinamento e desenvolvimento de pessoal;
Estratégias empresariais;
Logística;
Inovação tecnológica.
Piratas da informática
(Com Noah Wyle e Anthony Michael Hall)
Tecnologias da informação;
Etica e responsabilidade social corporativa;
Liderança ; Clima organizacional;
Qualidade de vida no trabalho;
Trabalho em equipe; Estratégia salarial;
Estratégias empresariais.
Presente de Grego
(com Diane Keaton)
Empreendedorismo; Pesquisa e desenvolvimento de produtos;
Liderança e Negociação; Logística;
Planejamento corporativo; Estratégias de negócios
Sociedade dos Poetas Mortos
(com Robin Williams)
Liderança e Motivação
Trabalho em equipe
Mudanças Organizacionais
Gestão de instituições de ensino
Ética
Tempos modernos
(Charlie Chaplin)
Linha de produção
Clima organizacional
Qualidade de vida no trabalho
Administração científica
Taylorismo e fordismo.
Tróia
(Com Brad Pitt)
Liderança
Trabalho em equipe
Treinamento e desenvolvimento de pessoal
Logística
Estratégias empresariais.
Tucker – um homem e seu sonho
(Com Jeff Bridge)
Logística;
Cadeia produtiva e supply chain management;
Inovação e tecnologia; Gestão da qualidade;
Responsabilidade social corporativa
Intra-empreendedorismo;
Liderança, Trabalho em equipe;
Recrutamento e seleção
Uma linda mulher
(Com Richard Gere e Julia Roberts)
Governança corporativa;
Etica e responsabilidade social corporativa;
Estratégias de remuneração;
Liderança, Clima organizacional;
Marketing, Atendimento a clientes.
Wall Street: poder e cobiça
(Com Michael Douglas, Martin Scheen e Charlie Scheen)
Governança corporativa;
Responsabilidade social corporativa;
Planejamento de carreira;
Clima organizacional, Qualidade de vida;
Liderança;
Globalização e internacionalização dos mercados;
Investimentos e volatilidade de capitais;
Estratégias corporativas;
Contabilidade.
Maré Vermelha - com Gene Hackman e Denzel Washington.
A bordo de um submarino, um capitão, seu primeiro oficial e a tripulação estão a caminho da Rússia, quando nacionalistas radicais ameaçam dar início à Terceira Guerra Mundial.
Observar: Relações de poder e a sua interferência na liderança; capacidade de administrar conflitos; capacidade de decidir, de acordo com os valores pessoais; capacidade de persuadir; capacidade de confrontar de modo saudável ou não; flexibilidade x rigidez; capacidade de liderar equipes e indivíduos; quebra da coesão da equipe e suas conseqüências.
Advogado do Diabo – com Keanu Reeves e Al Pacino.
Um jovem advogado de defesa que nunca perdeu uma causa é convidado para trabalhar numa poderosa firma de advocacia. Isto representa uma oferta tentadora e a chance de alcançar o sucesso de uma vez por todas…
Observar: Ambição profissional; ética; capacidade de equilibrar a vida profissional e a familiar; dinamismo; capacidade de aprendizagem; capacidade de tomar decisões coerentes ou não com seus valores pessoais.
No limite – com Anthony Hopkins e Alec Baldwin.
Uma aventura onde um avião cai e deixa os sobreviventes perdidos na selva gelada do Alasca. Na busca pela sobrevivência…
Observar: Competência ou não de administrar as próprias emoções e suas conseqüências; ética ou falta dela (entendida aqui como a capacidade de dar importância aos seus próprios interesses e aos dos outros) e suas conseqüências; criatividade; capacidade de identificar e aproveitar oportunidades; flexibilidade; disposição de assumir riscos para chegar a seus objetivos; capacidade de automotivação; capacidade de liderar equipes e indivíduos.



DICA FILME "ANA E O REI'

"Ana e o Rei"



Depois de ter sido proibido na Tailândia, Anna e o Rei apresenta a nova versão para a história de Ana Leonowens, uma inglesa viúva que chega a Bangkok, capital do Sião, em 1862, com seu filho, Louis, para trabalhar como professora dos vários filhos do Rei Mongkut.

O conto de fadas transformou-se num drama mais realista e convencional.
Ana, é uma mulher forte, decidida, e teimosa. Suas qualidades e defeitos causam certo fascínio em Mongkut. Este, por sua vez, também consegue arrancar admiração de Ana por seu comportamento carismático e compreensivo. Os dois mantêm os sentimentos contidos durante toda a trama, ressaltando o respeito e impossibilidade de envolvimento numa atmosfera tão contraditória.

O que no início apresentava certo preconceito cultural e ideológico, transforma-se, com o passar do tempo, numa relação de amizade e amor.

A atriz chinesa Bai Ling interpreta Tuptim, uma concubina do rei que abdica de sua posição real para lutar por seu verdadeiro amor, resultando em trágicas consequências.

A força das mulheres é bem marcada e realça grandes personalidades. Uma das causas do governo tailandês não ter aceito a versão da história sobre o soberano é o fato de Anna aparecer com a mesma importância que o Rei Mongkut, enfrentando-o de igual para igual.

ANA E O REI - Anna and the King
País: EUA
Ano: 1999
Duração: 147min
Diretor: Andy Tennant
Elenco: Jodie Foster, Yun-Fat Chow, Ling Bai, Syed Alwi, Tom Felton, Randall Duk Kim, Kay Siu Lim, Melissa Campbell, Deanna Yusoff




 
MEU PAÍS
Zezé de Camargo e Luciano

Aqui não falta sol
Aqui não falta chuva
A terra faz brotar qualquer semente
Se a mão de Deus
Protege e molha o nosso chão
Por que será que ta faltando pão?

Se a natureza nunca reclamou da gente
De corte do machado, a foice, o fogo ardente

Se nessa terra tudo que se planta dá
Que é que há, meu pais?
O que é que há?

Tem alguém levando lucro
Tem alguém colhendo o fruto
Sem saber o que plantar
Ta faltando consciência
Ta sobrando paciência
Ta faltando alguém gritar

Feito um trem desgovernado
Que trabalha ta ferrado
Nas mãos de quem só engana
Feito mal que não tem cura

Estão levando a loucura
O país que a gente ama

Feito mal que não tem cura
Estão levando a loucura
O Brasil que a gente ama

OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade dos países subdesenvolvidos na qual o nosso país esta inserido e  que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, trabalho escravo, reforma agrária, miséria e fome, corrupção, movimentos sociais, globalização, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania
                                        =Trabalho e consumo

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø  Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø  Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ele diz “meu país”, que outros países podemos ter como exemplos, como o homem é tratado na música etc.;
Ø  Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho.
Ø  Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc.




Miséria - Titãs 

Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Índio, mulato, preto, branco
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Filhos amigos , amantes, parentes
Riquezas são diferentes
Ninguém sabe falar esperanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Todos sabem usar os dentes
Riquezas são diferentes

Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Miséria é miséria em qualquer canto
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Riquezas são diferentes
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças

A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
A morte não causa mais espanto
O Sol não causa mais espanto
Miséria é miséria em qualquer canto
Riquezas são diferentes
Cores, raças, castas, crenças
Riquezas são diferenças

Índio, mulato, preto, branco
Filhos, amigos, amantes, parentes
Fracos, doentes, aflitos, carentes
Cores, raças, castas, crenças
Em qualquer canto miséria
Riquezas são miséria
Em qualquer canto miséria
Riquezas são misérias...



TRABALHANDO COM MÚSICA
a – No seu ponto de vista o que significa MISÉRIA?
b – Quem são os autores da música?
c – Por que riquezas são diferentes?
d – Por que a morte já não causa mais espanto?
e – O que as raças e crenças sofre na miséria?



 
Parabolicamará
Canta: Gilberto Gil

Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação

Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião, o tempo de uma saudade

Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico, Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino apresentar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará



OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade da globalização no qual todos os países do mundo estão inserido e  que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, , miséria e fome, desemprego, corrupção, transportes,movimentos sociais, meio ambiente, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania
                                        =Trabalho e consumo
                                        = Meio ambiente

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø  Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø  Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ela está direcionada para a globalização, quais são os países que levam vantagens e desvantagens, como o homem se relaciona com os pontos positivos e negativos dos empregos e transportes em circulação;
Ø  Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho.
Ø  Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc.




 
MENINA DO CATERETÊ
 (Chiclete com banana)

Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Bahia, vou levar você

No sol da Bahia a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Andar com fé só na terra do axé
Sambaê, sambaê
Pai Oxalá ta protegendo você, mãe
Sambaê, sambaê
Chiclete com banana fazendo você mexer
Sambaê, sambaê

Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Campina Grande, eu vou levar você

Lá no Spazzio a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Vitória da conquista no Mássicas vou te ver
Sambaê, Sambaê
São Paulo é Sampa no berço da madrugada
Sambaê, Sambaê
Rio de Janeiro dos encantos do prazer
Sambaê, Sambaê

Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Vou pra Recife, eu vou levar você

Lá no Recife a gente deita e rola
Sambaê, Sambaê
Lá tem capiba no frevo da frevioca
Sambaê, Sambaê
Alceu Valença canta prá você, mãe
Sambaê, Sambaê
Linda Olinda no Batata vou ter ver
Sambaê, Sambaê

Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Eu vou pra Fortaleza, vou levar você

No Siriguela a gente deita e rola
Sambaê, sambaê
Galera de Ilhéus vai botar pra derreter
Sambaê, sambaê
Lá em Natal o teu desejo me alucina
Sambaê, sambaê
Lá em Brasília tô de olho em você
Sambaê, sambaê

Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
Eu vou pra Minas,  vou levar você
Menina linda do cateretê
Nosso Brasil tem um alto astral
Cante comigo esse meu sambaê
De bem com a vida eu quero te ver

OBJETIVO = conhecer e identificar os estados do Brasil com as suas  principais características culturais.

TEMAS TRANSVERSAIS = Pluralidade cultural

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø  Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø  Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, quais os estados e cidades mencionada na música, quais as características culturais que chamou mais atenção;
Ø  Atividade com imagem: representar a música, através de  um cartão postal de uma das cidades cantada na música. Escreva uma mensagem para um amigo ou familiar falando da beleza desse lugar.
                                                 (MODELO)




       (IMAGEM)

_______________
_______________
_______________
_______________
_______________
_______________