segunda-feira, 22 de outubro de 2012


 
Parabolicamará
Canta: Gilberto Gil

Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque Terra é pequena
Do tamanho da antena parabolicamará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

Antes longe era distante
Perto, só quando dava
Quando muito, ali defronte
E o horizonte acabava
Hoje lá trás dos montes, den de casa, camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação

Pela onda luminosa
Leva o tempo de um raio
Tempo que levava Rosa
Pra aprumar o balaio
Quando sentia que o balaio ia escorregar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

Esse tempo nunca passa
Não é de ontem nem de hoje
Mora no som da cabaça
Nem tá preso nem foge
No instante que tange o berimbau, meu camará
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará

De jangada leva uma eternidade
De saveiro leva uma encarnação
De avião, o tempo de uma saudade

Esse tempo não tem rédea
Vem nas asas do vento
O momento da tragédia
Chico, Ferreira e Bento
Só souberam na hora do destino apresentar
Ê, volta do mundo, camará
Ê-ê, mundo dá volta, camará



OBJETIVO = conhecer e identificar a realidade da globalização no qual todos os países do mundo estão inserido e  que estão sempre numa dependência política e econômica com os países desenvolvidos, ocasionando resultados negativos a nossa população como: desigualdades sociais, , miséria e fome, desemprego, corrupção, transportes,movimentos sociais, meio ambiente, etc.

TEMAS TRANSVERSAIS = Ética e cidadania
                                        =Trabalho e consumo
                                        = Meio ambiente

SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Ø  Questionamento oral: sobre os autores, o estilo da música e o tema;
Ø  Questionamento escrito: o que a música transmite ao ouvir, qual a realidade da música, por que ela está direcionada para a globalização, quais são os países que levam vantagens e desvantagens, como o homem se relaciona com os pontos positivos e negativos dos empregos e transportes em circulação;
Ø  Atividade com imagem: representar a música, através de um desenho.
Ø  Atividade de pesquisa: escolher um tema citado no objetivo e apresentar a turma através de dramatização, debate, jornal falado, mural etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário