segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sugestões de filmes para introdução à Literatura


A Literatura tem muito em comum com o Cinema. Diversos são os filmes cujo roteiro baseia-se em obras literárias de grande — ou nem tanto — sucesso, a fim de levarem para as telas as imagens que estavam apenas na imaginação dos que se aventuraram entre as páginas de um livro.
Sabemos da dificuldade que as escolas têm para introduzir aos alunos, principalmente os de Ensino Médio, obras literárias que exigem mais que apenas a simples absorção passiva das palavras — principalmente por muitas serem realmente difíceis até para leitores experientes. As principais dificuldades têm ocorrido no primeiro ano do Ensino Médio, afinal é nesse estágio que ocorre o primeiro contato dos alunos com esse tipo de leitura. Nesse sentido, vale a pena pensar em diferentes estratégias para atrair a atenção dos estudantes para a leitura, ainda que tenhamos que recorrer a outras mídias para isso.
Pensando dessa forma, o cinema nos chega como aliado, uma vez que está repleto de boas opções, tanto da Literatura Brasileira quanto da Estrangeira. Por essa razão, hoje publico uma lista de sugestões de filmes para professores de Literatura utilizarem em sala de aula como forma de motivarem seus alunos para adentrarem no mundo da leitura. Não é uma lista tão grande, mas pode servir de base para trabalhos riquíssimos. Aproveite e não esqueça de deixar outras sugestões nos comentários.

O Leitor

Capa do filme O LeitorCom direção de Stephen Daldry, esse filme produzido em 2008 é baseado no romance do escritor alemão Bernhard Schlink. Relata a história de amor entre uma mulher de origem humilde e um jovem estudante. O filme foca, especificamente, como a relação entre eles se estabelece por causa do amor pelos livros e como a capacidade de ler modifica a visão de mundo. É importante selecionar os trechos do filme que apresentem essa relação, excluindo outras de cunho sexual que não são adequadas ao espaço de sala de aula.

Troia

Filme do diretor Wolfgang Petersen, de 2004, é baseado no épico Ilíada, de Homero, retratando a viagem dos gregos até Troia e a luta entre gregos e troianos. É uma boa maneira de aguçar o interesse dos alunos para o tema e levá-los a reconhecerem uma série de personagens ilustres do enredo, baseados em um clássico da literatura universal.

Fúria de Titãs

O diretor Louis Laterrier produziu em 2010 essa versão livre do mito de Perseu e Medusa. O ponto positivo desse filme é que por ser bastante recente, tende a ser bem aceito pelos alunos e pode ser usado para ilustrar o estudo dos mitos.

O Carteiro e o Poeta

Michael Radford baseou-se no livro Ardiente paciencia, de Antonio Skármeta. O filme conta a história de Pablo Neruda, quando vivia na Itália, por volta dos anos 1950. A história relata a vida do poeta, quando ele começou a se relacionar com Mário, o carteiro responsável por sua correspondência. Mário, que era analfabeto, aos poucos aprendeu a escrever, revelando seus sentimentos por Beatrice, e Neruda ganhou, em troca, um ouvinte compreensivo para as lembranças saudosas do Chile. Eu usei o trecho abaixo, desse filme, para exemplificar o estudo da figura de linguagem mais presente em poemas, a metáfora.

A Sociedade dos poetas mortos

Nesse filme de 1989, Peter Weir relata a história de um professor de poesia, John Keating, que lecionava em uma tradicional escola para formação de adolescentes. Porém, esse nada ortodoxo professor ensina seus alunos a buscarem os seus sonhos e o amor pela literatura.

Odisseia

Com direção de Andrei Konchalovsky, esse filme, produzido para televisão, é considerado a melhor adaptação da obra de Homero. A película retrata o período após a Guerra de Troia, quando o herói Ulisses, vitorioso, empreende uma longa e perigosa jornada de volta à Grécia, na qual tem que enfrentar inimigos, monstros mitológicos e as provas dos deuses para retornar aos braços da esposa Penélope.

A Vida dos outros

O filme de Florian Henckel von Donnersmarck conta a história de um agente da Stasi, polícia da Alemanha Oriental, que é encarregado de vigiar alguns artistas e escritores que poderiam se rebelar contra o sistema. Ao vivenciar de perto a vida desses intelectuais, envolve-se com as suas vidas e muda a sua visão de mundo sobre Arte e política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário