quarta-feira, 4 de maio de 2011

AVALIANDO O DESEMPENHO DA ESCOLA I UNIDADES





Colégio Estadual Abelardo Moreira faz bloco de reuniões bimestrais de avaliação com professores, pais e alunos de 04 a 06/05/2011 buscando mudar a concepção de avaliação dentro da U.E.

No cotidiano da maioria de nossas escolas a avaliação ainda é refém de uma concepção psicométrica da inteligência, isto é, a avaliação é encarada como a medida da diferença entre o que o aluno produz e o que o professor ensinou durante um certo período de tempo. A busca por provas objetivas, a elaboração de testes de rendimento escolar, formas de avaliações padronizadas, a classificação dos alunos em fortes, médios e fracos são práticas claramente amparadas na orientação psicométrica, que continuam sendo empregadas até hoje.

Na prática escolar decorrente dessa concepção, o ato de avaliar permanece de modo geral centrado na busca de informações quantitativas e precisas, a partir das quais são atribuídas classificações aos alunos ou tomadas decisões unilaterais sobre suas competências, seus conhecimentos, suas possibilidades de continuar ou não aprendendo.

Compreendendo que proposta de avaliação deve, ultrapassar esse modelo, evitando que as distorções apontadas permaneçam e, mesmo, impedir que ocorram. Tarefa complexa, a avaliação exige do professor e da escola a lembrança de que têm em mãos um ser humano em formação, com seus sonhos e desejos que necessitam ser transformados em projetos pessoais que possam ser realizados. Certamente não cabe apenas e essencialmente à escola a realização de tais projetos, mas não há dúvidas de que a instituição escolar pode compartilhar deles, incentivá-los ou impedir que desistam de seus anseios.

Nessa linha, a Equipe Gestora do CEAM iniciou neste final de I Bimestre (04/05) um bloco de reuniões com pais professores e alunos com vista a avaliar a U.E buscando a renovação da prática.




CEAM entrega kit com novo fardamento escolar




Composto por duas camisas e uma mochila, o Kit Básico do Estudante, de iniciativa da Secretaria de Educação do Estado da Bahia - SEC, com investimento de R$ 19,2 milhões,foi distribuído na sede do Colégio Estadual Abelardo Moreira.

Os alunos estão recebendo duas camisas devidamente identificadas com o nome da sua escola.