sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


 Mais um
ano se passou e os
 bons momentos da vida,
 feitos de tudo o que é forte,
simples e belo, como um olhar,
 um sorriso, um gesto de amizade foram
 apreciados e cultivados. Muitos desafios foram
vencidos e outros objetivos foram lançados.
   Agradecemos a Deus pelos
“presentes” recebidos nesse ano
letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola
 de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2012, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.
Reconhecemos a confiança depositada
em nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso
de satisfazer as expectativas projetadas em nossa instituição. Agradecemos também, as famílias que já efetuaram a rematrícula de seu filho para o próximo ano. Queremos nos dedicar ao máximo para confirmar a escolha que fizeram pela nossa escola, contando com a mesma parceria que firmamos durante este ano. Que entre a magia do Natal e a realidade da
vida possamos encontrar espaço para a alegria,  
para o encontro com as pessoas, para sonhar, acreditar em um
 mundo melhor e agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta se realize no decorrer do Novo Ano.   Que possamos
sentir mais forte ainda o significado
da palavra amor, refazer planos, reconsiderar
os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada
 vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes e no que depender de nós, isso será realidade! Nós da equipe do Colégio Estadual Abelardo Moreira agradecemos a presença de todos e esperamos contar com essa mesma
 parceira em 2013! Desejamos à todos
um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sancionada lei que assegura promoção dos professores


Principal
O governador Jaques Wagner sancionou, nesta segunda-feira (3), a Lei de nº 12.603, de 3 de dezembro de 2012, que estabelece progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por intermédio do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012) e destinado também a coordenadores pedagógicos.
O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Para ter direito às promoções será preciso frequência mínima nas duas etapas do curso, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade a Distância (EAD), com duração de 120 horas.
Promoção retroativa - De acordo com a lei, a primeira promoção será retroativa a novembro deste ano. Para ter direito a essa promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso (60 horas), cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. O mesmo acontecerá com a segunda promoção - ela ocorrerá após a finalização total do curso, também exigindo o mínimo de 75% de cumprimento da carga horária, e seus efeitos financeiros estão assegurados a partir de março de 2013.
Estágio probatório - Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015 (mais de 2.300), a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso nesses anos para garantir a promoção a esse grupo de profissionais. O projeto regula, exclusivamente, as promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho.
Inscrições para curso atualização - Os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino têm até esta quinta-feira (6) para efetivar a inscrição no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, que dá direito a promoção na carreira. Até o momento, mais de 86,5% dos 26.494 docentes em efetivo exercício na rede pública estadual já se inscreveram vaga. As inscrições estão disponíveis no Portal da Universidade de Brasília (UnB), entidade responsável pela realização do curso.
“Já alcançamos um número positivo de inscrições. A iniciativa é muito importante, pois permite um diálogo simultâneo com todos os professores, focado nos programas que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo, além de contribuir para a atualização da prática pedagógica em sala de aula dos educadores”, destaca Irene Cazorla, diretora do Instituo Anísio Teixeira (IAT), unidade de formação da Secretaria da Educação.



domingo, 2 de dezembro de 2012


5ª Mostra do AVE – Artes Visuais Estudantis

A 5ª Mostra de Artes Visuais Estudantis é composta de 99 obras de arte produzidas por estudantes nos contextos escolares da rede estadual. O AVE compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas. Pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras são técnicas utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes, para revelar suas percepções sobre si e sobre o mundo. Segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho, o AVE é uma das cinco experiências de arte mais importantes do País.

Uma das obras finalistas foi Dueto centenário de Gervásio da Cunha Lopes Dias (18 anos), aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Abelardo Moreira, Mairi/BA – Direc 17 – Piritiba/BA.

A 5ª Mostra do AVE aconteceu na última quinta, 29/11, no Palácio Rio Branco que fica no Centro Histórico de Salvador. A exposição estará aberta ao público até o dia 13/12.

Nos anos de 2010, 2011 e 2012 o Colégio Estadual Abelardo Moreira conseguiu que as obras dos seus estudantes estivessem entre as 99 melhores da Bahia, numa concorrência com quase 1500 escolas da rede estadual.








Alunos do Colégio Estadual Abelardo Moreira – Mairi/BA participam do 1° ENCONTRO ESTUDANTIL DE CIÊNCIA, ARTE e CULTURA em Salvador

Os alunos construíram álbuns com as aventuras patrimoniais, a partir do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), aliam imagens e textos que desvendam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos. O EPA aviva o debate e incrementa as práticas culturais nos campos da história, da arte, da memória, do patrimônio e da juventude, com vistas à identificação e do reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos.

As Primeiras Aventuras Patrimoniais do EPA foram exibidas na Praça das Artes, no Pelourinho, em SSA, na última quarta-feira, 28/11.

Álbum:

Aspectos da arquitetura colonial na cidade de Mairi: residência da família Oliveira e curiosidades do interior das casas – Equipe Charme Retrô – Reinaldo Rios Alves Júnior (16 anos), Maikon Assis da Cruz (19 anos), Natally Rocha Oliveira (15 anos), Polyana Rocha Oliveira (15 anos), Larissa Leandro Silva Araújo (16 anos), Vítor da Silva Rios (17 anos), Edson da Silva Rios (16 anos) – Colégio Estadual Abelardo Moreira (2º ano do ensino médio) – Direc 17 – Piritiba/BA.