terça-feira, 20 de março de 2012

EDUCAR PARA A VIDA E PARA O MUNDO
PLANO DE AÇÃO 2012
Ação
Objetivo
Operacionalização
Responsáveis
Período
Reformular e fortalecer as ações dos órgãos colegiados
Fortalecer e dinamizar a gestão escolar.
Proporcionar a democracia na escola
Manter vínculo entre escola e comunidade como um todo

Informar e sensibilizar quanto a real necessidade da existência dos organismos.
Fazer-se  cumprir  as atribuições desses órgãos;
Assegurar em documentos (ATA, PPP,entre outros).
Núcleo Gestor, Corpo Docente e Comunidade.

No decorrer de todo o ano letivo.

Manter a disciplina na escola
M  Melhorar a execução das aulas.
Propiciar o respeito mútuo entre alunos e os demais seguimentos da escola.
Melhorar o aprendizado.
Desenvolver os valores éticos e morais;
Promover maior interação da família com a escola;

Acordo de convivência feito por alunos e professores.
Repasse das normas do Regimento Interno para os alunos.
Reuniões com Pais, Corpo Docente  e Conselho Escolar sempre que necessário;
Livro de Ocorrência.
Medidas Disciplinares Pedagógicas.



Núcleo Gestor,  Professores, Pais e Alunos.
No decorrer de todo o ano letivo.
Ação
Objetivo
Operacionalização
Responsáveis
Período
Diminuir os índices de abandono
Garantir a permanência dos matriculados na escola

Controle de frequência diária.
Conscientizar a família sobre a importância do estudo e da frequência de seus filhos.
Promover atividades que possam incutir mais interesse pela escola, como eventos culturais, esportivos, artísticos e intelectuais.
Núcleo Gestor, Corpo Docente, Comunidade e demais órgão colegiados e líderes de sala.
Todo o ano letivo
Criação dos mecanismos que possam viabilizar um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática, Língua Portuguesa, e interação em outras disciplinas,  almejado reduzir a reprovação.

Desenvolver nos discentes competências e habilidades  no que tange: oralidade, escrita, compreensão, afetividade e raciocino lógico.
Execução dos projetos pedagógicos.
Promover na semana do estudante atividades relacionadas a todas as disciplinas.

Coordenação pedagógica, Professores, auxiliares de administração, núcleo gestor e Conselho Escolar.
Durante todo o ano letivo
Ação
Objetivo
Operacionalização
Responsáveis
Período
Comemoração das seguintes datas comemorativas:
- Dia das Mães (Maio)
- Semana do meio ambiente (junho)
-  Projeto Junino (Junho)
- Aniversário da Escola (julho)
- Aniversário do Município (agosto)
- Dia do Estudante (Agosto)
- Dia Nacional da Consciência Negra – Feira Cultural ( Novembro)
Projeto de leitura (Viva Jorge)
Trabalhar as datas do calendário de forma a aplicar o conhecimento de mundo dos alunos e propiciar que entenda  a realidade na qual está inserida.
Desenvolver o espírito crítico e a cidadania.
Trabalhar conteúdos do planejamento de forma significativa, através de temas atuais.
Integrar escola e comunidade.

Relação das principais datas comemorativas, fornecidas a todos os professores.
Fornecimento de suporte pedagógico/ sugestões para trabalhar as principais datas.
Pesquisa em materiais diversos.
Planejamento de atividades para trabalhar os temas envolvidos de acordo com as condições de assimilação de cada turma.
Planejamento de atividades extraclasse de acordo com o tema, bem como festas e comemorações.
Decoração de painéis de acordo com as datas priorizadas.
Registro fotográfico;
Realização de exposição;
Divulgação no blog;

Durante todo ano letivo
Núcleo Gestor, professores, alunos,  Comunidade e Conselho Escolar.

Ação
Objetivo
Operacionalização
Responsáveis
Período
Ação Solidária
Conscientizar a comunidade escolar a prática da solidariedade, exercendo sua cidadania e amor ao próximo.
Mobilizar a comunidade escolar sobre a prática da solidariedade, praticando sua cidadania e a mor ao próximo.
Selecionar as famílias a serem contempladas com as cestas de alimentos.
Disputa entre as turmas para arrecadação de alimentos.
Nomear um professor responsável por turma.
Mês de Dezembro
Núcleo gestor, professores, funcionários, alunos e comunidade.
Integrar e fazer-se cumprir as Leis  nº 11.645/2008( História e Cultura Africana, Afro-descendente e Indígena); e Lei nº 11.769/2008( A música na Educação)
Assegurar o cumprimento das referidas leis
   Resgatar e valorizar a Cultura Afro- brasileira e Indígena
Utilização da Música no enriquecimento das aulas, promovendo assim o conhecimento  étnico, cultural  e artístico.

    Incluir as Leis no Plano de Curso e nos planos de aula.
         Trabalhar as Leis de acordo com o conteúdo abordado, sempre que possível. Registrar nos diários sempre que estas leis forem trabalhadas em sala
      Divulgação no blog da Escola dos trabalhos e eventos referentes às Leis supracitadas
      .

Núcleo Gestor, Professores, auxiliares de administração e alunos monitores
Meses de novembro e dezembro
·   



Provinha Brasil vai mudar para que o MEC possa avaliar a alfabetização

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, anunciou hoje (19) em encontro com empresários em São Paulo que irá mudar o atual modelo da Provinha Brasil, para que sirva de instrumento para aferir a alfabetização de crianças até 8 anos de idade. A avaliação é aplicada desde 2008 aos alunos do 2º ano do ensino fundamental e serve como diagnóstico para o próprio professor identificar o nível de alfabetização dos estudantes. Mas, até hoje, os resultados do exame não são divulgados e o MEC não tem controle sobre esse indicador.
A nova Provinha Brasil será ponto central do programa Alfabetização na Idade Certa, que o ministério pretende lançar em breve. De acordo com o ministro, o objetivo é garantir que todas as crianças sejam alfabetizadas até os 8 anos. Para isso, será necessário estabelecer parcerias com as rede municipais de ensino, responsáveis pelas escolas de educação básica. Mercadante disse que as mudanças serão aplicadas na edição de 2013.
Iniciativa semelhante já foi feita pelo Movimento Todos pela Educação que, em 2011, aplicou a primeira edição da Prova ABC. Em caráter amostral, o exame apontou que mais de 40% dos alunos que concluíram o 3° ano do ensino fundamental não tinham a capacidade de leitura esperada para esse nível de ensino.


segunda-feira, 19 de março de 2012

Educação vem de Casa

Educação tem de vir do berço e cabe a família responsabilizar-se por isso ! Se cada família praticasse esta máxima: Educar os filhos dentro de princípios morais e boas maneiras, com certeza não teríamos Professores frustrados e exauridos devido a falta de educação de muitas crianças e jovens.
Todos os dias em milhares de salas de aula espalhadas pelo Brasil e pelo mundo, crianças e jovens chegam ao ápice da malcriação destilando todo tipo de impropérios nas dependências da Escola e fora dela,  comunicando-se uns com os outros  aos berros de forma rude e irônica, tratando mal os colegas, Professores e demais Funcionários da Escola.
O ano começa, e é preciso deixar claro, para a Família e para o Aluno,  que o Professor não vai tolerar este tipo de comportamento. Mas para posicionar-se frente a esta questão, é preciso que o Professor saiba exatamente o que deve ser cobrado da Família e do Aluno no que refere-se a educação familiar e boas maneiras de convivência em grupo.
Tanto nas séries iniciais quanto nas Finais tratar de questões relacionadas a boas maneiras é um assunto delicado, pois perpassa na negligência do adulto, que neste caso é o Pai e a Mãe, que se omitem em ensinar o básico aos seus filhos, pois acreditam piamente que  cabe ao Professor dar esta educação também.
Ninguém quer um vizinho mal educado, ninguém contrata ou mantém um funcionário  ignorante no trato das pessoas, uma mulher não deseja casar-se com um homem rude e desprovido de tato e educação. Um Professor também não quer uma criança ou jovem desrespeitoso, mal educado e mentiroso como aluno.
É de conhecimento de todos os  Professores que devido ao fato da criança ou jovem chegar na Escola sem o mínimo de educação familiar, ocorrem uma série de problemas que desencadeiam a indisciplina e tumultuam o andamento das atividades na sala de aula, e que por esta razão, muitas vezes, inviabiliza que o aprendizado ocorra de maneira satisfatória.
Sob este ponto de vista seria apropriado dizer que, neste caso, os Pais são responsáveis pela  indisciplina e falta de educação dos filhos e portanto, devem ser responsabilizados por isso.
Reflita comigo, se as crianças e jovens chegassem com mínimo de educação trazida de casa, dada pelos Pais, boa parte dos problemas de indisciplina dentro da sala de aula estariam resolvidos. Esse mínimo de educação envolveria que o aluno soubesse seis questões básicas:
6 Princípios Básicos de Boas Maneiras que todos devem trazer do Lar:
1) Peça “Por Favor” , diga “Obrigado”, “Com licença “ e mantenha  sempre o controle emocional
2) Fale educadamente, sem usar gírias, palavrões, ou expressões de baixo calão
3) Trate com respeito todos a sua volta e jamais fale de alguém pelas costas
4) Jamais use de intimidação verbal ou física para conseguir o que deseja
5) Seja íntegro: sustente o que você diz e faz e enfrente sempre as conseqüências dos seus erros
6) Jamais use de mentiras, enganação e falsas acusações
Como acionar os Pais:
Todos os anos é quase impossível fazer com que, justamente os Pais dos alunos que mais dão problema, compareçam na Escola, porém aqui vão algumas sugestões para você já implementar no início do ano.
1)     Crie um novo Cartaz com esses 6 itens e acrescente  outros mais que você julgar necessários e que melhor se ajustem a sua situação e necessidade
2)     Afixe o Cartaz criado na sua sala de aula e  nos corredores
3)     Para a primeira Reunião de Pais prepare:
. Cartaz para ser entregue aos Pais
. Termo de Responsabilidade  do Comportamento e Disciplina do filho, pode ser usado como sugestão,o seguinte cabeçalho extraído do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente):
“ART. 4° – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.  (ECA)
Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável (no caso de negligência com relação a criança e ao adolescente):
I – encaminhamento a programa oficial ou comunitário de proteção à família;
II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e    aproveitamento escolar;
VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
VII – advertência;
VIII – perda da guarda;
IX – destituição da tutela;
X – suspensão ou destituição do pátrio poder
No Termo de Responsabilidade coloque também o nome de todos os alunos e ao lado deixe uma linha em branco, assim, após conversar com todos os Pais, eles devem assinar o Termo, dando ciência do que foi exposto.
4) Diálogo Amistoso: Na Reunião é preciso que seja debatido e esclarecido que cabe aos pais criar, educar e assistir seus filhos pois o cumprimento desses deveres leva a um desenvolvimento emocional, psicológico e social sadios dos filhos por meio da paternidade responsável.
É dever dos pais transmitir valores éticos e morais a seus filhos, através de ensinamentos e exemplos de vida, de forma a contribuir de maneira positiva no seu desenvolvimento e na formação de seu caráter e caso isso não esteja sendo feito devidamente, é preciso que eles saibam que serão responsabilizados civilmente.
5. Conselho Tutelar: Nesta reunião o Conselho Tutelar pode ser convidado debater em maior profundidade as responsabilidades das famílias em relação aos filhos. O Conselho Tutelar também deverá ser acionado caso a Escola constate negligência, por parte da família, em relação a educação dos filhos.
Diz o ditado popular ” Educação é bom e eu gosto” , complemento dizendo que  todos os Professores  também gostam, e agradecem