PLANO DE AÇÃO 2012
Ação | Objetivo | Operacionalização | Responsáveis | Período |
Reformular e fortalecer as ações dos órgãos colegiados | Fortalecer e dinamizar a gestão escolar. Proporcionar a democracia na escola Manter vínculo entre escola e comunidade como um todo | Informar e sensibilizar quanto a real necessidade da existência dos organismos. Fazer-se cumprir as atribuições desses órgãos; Assegurar em documentos (ATA, PPP,entre outros). | Núcleo Gestor, Corpo Docente e Comunidade. | No decorrer de todo o ano letivo. |
Manter a disciplina na escola | M Melhorar a execução das aulas. Propiciar o respeito mútuo entre alunos e os demais seguimentos da escola. Melhorar o aprendizado. Desenvolver os valores éticos e morais; Promover maior interação da família com a escola; | Acordo de convivência feito por alunos e professores. Repasse das normas do Regimento Interno para os alunos. Reuniões com Pais, Corpo Docente e Conselho Escolar sempre que necessário; Livro de Ocorrência. Medidas Disciplinares Pedagógicas. | Núcleo Gestor, Professores, Pais e Alunos. | No decorrer de todo o ano letivo. |
Ação | Objetivo | Operacionalização | Responsáveis | Período |
Diminuir os índices de abandono | Garantir a permanência dos matriculados na escola | Controle de frequência diária. Conscientizar a família sobre a importância do estudo e da frequência de seus filhos. Promover atividades que possam incutir mais interesse pela escola, como eventos culturais, esportivos, artísticos e intelectuais. | Núcleo Gestor, Corpo Docente, Comunidade e demais órgão colegiados e líderes de sala. | Todo o ano letivo |
Criação dos mecanismos que possam viabilizar um melhor desempenho dos alunos nas disciplinas de matemática, Língua Portuguesa, e interação em outras disciplinas, almejado reduzir a reprovação. | Desenvolver nos discentes competências e habilidades no que tange: oralidade, escrita, compreensão, afetividade e raciocino lógico. | Execução dos projetos pedagógicos. Promover na semana do estudante atividades relacionadas a todas as disciplinas. | Coordenação pedagógica, Professores, auxiliares de administração, núcleo gestor e Conselho Escolar. | Durante todo o ano letivo |
Ação | Objetivo | Operacionalização | Responsáveis | Período |
Comemoração das seguintes datas comemorativas: - Dia das Mães (Maio) - Semana do meio ambiente (junho) - Projeto Junino (Junho) - Aniversário da Escola (julho) - Aniversário do Município (agosto) - Dia do Estudante (Agosto) - Dia Nacional da Consciência Negra – Feira Cultural ( Novembro) Projeto de leitura (Viva Jorge) | Trabalhar as datas do calendário de forma a aplicar o conhecimento de mundo dos alunos e propiciar que entenda a realidade na qual está inserida. Desenvolver o espírito crítico e a cidadania. Trabalhar conteúdos do planejamento de forma significativa, através de temas atuais. Integrar escola e comunidade. | Relação das principais datas comemorativas, fornecidas a todos os professores. Fornecimento de suporte pedagógico/ sugestões para trabalhar as principais datas. Pesquisa em materiais diversos. Planejamento de atividades para trabalhar os temas envolvidos de acordo com as condições de assimilação de cada turma. Planejamento de atividades extraclasse de acordo com o tema, bem como festas e comemorações. Decoração de painéis de acordo com as datas priorizadas. Registro fotográfico; Realização de exposição; Divulgação no blog; | Durante todo ano letivo | Núcleo Gestor, professores, alunos, Comunidade e Conselho Escolar. |
Ação | Objetivo | Operacionalização | Responsáveis | Período |
Ação Solidária | Conscientizar a comunidade escolar a prática da solidariedade, exercendo sua cidadania e amor ao próximo. | Mobilizar a comunidade escolar sobre a prática da solidariedade, praticando sua cidadania e a mor ao próximo. Selecionar as famílias a serem contempladas com as cestas de alimentos. Disputa entre as turmas para arrecadação de alimentos. Nomear um professor responsável por turma. | Mês de Dezembro | Núcleo gestor, professores, funcionários, alunos e comunidade. |
Integrar e fazer-se cumprir as Leis nº 11.645/2008( História e Cultura Africana, Afro-descendente e Indígena); e Lei nº 11.769/2008( A música na Educação) | Assegurar o cumprimento das referidas leis Resgatar e valorizar a Cultura Afro- brasileira e Indígena Utilização da Música no enriquecimento das aulas, promovendo assim o conhecimento étnico, cultural e artístico. | Incluir as Leis no Plano de Curso e nos planos de aula. Trabalhar as Leis de acordo com o conteúdo abordado, sempre que possível. Registrar nos diários sempre que estas leis forem trabalhadas em sala Divulgação no blog da Escola dos trabalhos e eventos referentes às Leis supracitadas . | Núcleo Gestor, Professores, auxiliares de administração e alunos monitores | Meses de novembro e dezembro |
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