sexta-feira, 26 de abril de 2013

A seca no nosso Sertão



 A seca já se instalou no nosso sertão do estado da Bahia, produzindo seus efeitos negativos e devasto sobre a economia dos agricultores.
Numa cidadezinha, no interior da Bahia, havia uma família que passara por uma situação difícil por conta da seca. Enquanto isso seu Zé trabalha:
- Minha vida aqui no não está boa, muitas coisas de ruim estão acontecendo aqui no nosso sertão.
- Ô nego não se avexe não, nossa vida vai mudar com fé em Deus!
Realmente a situação daquele povo estava muito ruim ainda mais que eles viviam e dependia de suas vaquinhas e do terreno para a agricultura. Com o passar do tempo a situação ia piorando, seu Zé decide mudar de vida. Indo falar com as autoridades de sua cidade, procurando uma solução.
- Diga meu caro Senhor, o que queres?
-Ô senhor autoridade preciso mudar de vida, preciso de quem me ajude, careço da ajuda do Senhor. Perdi a maioria das minhas vaquinhas e não tenho mais condições de morar aqui.
- Senhor prefeito nos ajude, não queríamos sair daqui mais a única pessoa que pode nos ajudar é o Senhor nosso Deus e você, autoridade.
A pequena Jurema, filha de Maria e de Zé, não parava de reclamar, com uma boca maior do mundo não para de gritar.
- Oxente mainha, a gente não vai parar de trabalhar não? Tô cansada de todo santo dia capinar terra seca!
O prefeito dá sua resposta: - Seu Zé, vamos resolver sua situação. Sabemos que você está precisando de água e comida para você e suas vaquinhas.
- Senhor prefeito, fico muito grata ao senhor, sou mulher de grande Fé e tenho certeza que o Senhor nosso Pai vais nos abençoar!
O prefeito da pequena cidade tomou suas providencias para ajudar aquela família, como também outras que necessitara. E assim, aquela família voltou a suas atividades com muita alegria.
Crianças brincando naquela ruazinha da pequena cidade já se encontrarão ali, barro, lama e muita chuva. Deus a fez cair.

Conto criado pelos alunos e apresentado na aula de Língua Portuguesa, envolvendo o tema da I Unidade - A seca.

Grupo: Ivana, Karine, Taís, Ailson e Paulo Ricardo . 1° A M