Sejam Bem-Vindos!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Ensino Médio Inovador - projeto Horta na escola



PROJETO EDUCANDO COM A
HORTA ESCOLAR
Objetivo
O Projeto Horta Escolar foi concebido com a finalidade de intervir na cultura alimentar e nutricional dos escolares,, por meio da horta escolar incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da  prática pedagógica.

O que nos permitimos por meio da horta escolar?
A partir da horta, o estudante tem garantida a possibilidade de aprender a plantar, selecionar o que plantar, planejar o que plantou, transplantar mudas, regar, cuidar, colher, decidir o
que fazer do que colheu, por exemplo, alteram sensivelmente a relação das pessoas com o ambiente em que elas vivem, estimulando a construção dos princípios de responsabilidade e
comprometimento com a natureza, com o ambiente escolar e da comunidade, com a sustentabilidade do planeta e com a valorização das relações com a sua e com outras
espécies.
Por meio da horta é possível propiciar conhecimentos e habilidades que permitem às pessoas produzir, descobrir, selecionar e consumir os alimentos de forma adequada, saudável e segura e assim conscientizá-las quanto a práticas alimentares mais saudáveis, fortalecer culturas alimentares das diversas regiões do país e discutir a possibilidade do aproveitamento integral dos alimentos.
Esses conhecimentos podem ser socializados na escola e transportados para a vida familiar dos educandos, por meio de estratégias de formação sistemática e continuada, como mecanismo capaz de gerar mudanças na cultura alimentar, ambiental e educacional.
O Projeto Educando com a Horta Escolar fundamenta-se na
necessária articulação das áreas de educação/currículo, ambiente e alimentação/nutrição.

É importante saber que ...

Para atingir a sustentabilidade do projeto, as atividades de  educação ambiental, alimentar e nutricional utilizadas nas hortas devem ser incorporadas ao sistema escolar e às políticas públicas.

O que já foi feito...
Apresentação do projeto na escolas para as classe de Ensino Médio Inovador
Formação com professores
Formação com alunos tema alimentação saudável
Formação com alunos sustentabilidade
Construção canteiro de hortaliças
O que ainda pretendemos fazer...
Formação de professores, coordenadores e diretores em cada área (Nutrição + Educação + Ambiente/hortas);
Formação merendeiras e  agricultores familiares;
Acompanhamento nas escolas para verificar o trabalho pedagógico e a qualidade da alimentação escolar

O que tem favorecido o alcance dos objetivos?
O investimento nas pessoas do município para
que elas compreendam e incorporem o projeto
após o período de ação do projeto;
A concepção de currículo e educação do projeto
são essenciais para o diálogo com os educadores
e acesso ao cotidiano da escola;
A integração dos vários conhecimentos de interesse de educadores e educandos;
A organização estrutural do projeto e o respeito à diversidade local;
O comprometimento da equipe executora do projeto.











Nenhum comentário:

Postar um comentário