A criança tímida pode ser tudo, menos
um problema de indisciplina. Na verdade, ela é exatamente o oposto. Enquanto
muitos de seus colegas trabalham duro para conseguir atenção, às vezes de forma
turbulenta, a criança tímida batalha igualmente, no sentido de evitar o tumulto
ou a bagunça. Temerosos de chamar a atenção para si mesmas, elas preferem se
misturar com o grupo.
Mais espectador que participante, ela
tende a sair de cena ao invés de encarar um confronto. Uma criança tímida pode
ser mal interpretada pelos colegas, que geralmente a vê como hostil e conclui
que ela não quer brincar ou relacionar-se com eles.
Na realidade, a criança tímida
geralmente quer se envolver com seus colegas, mas não sabe como começar ou
manter uma conversação.
Os professores também podem
interpretar mal a criança tímida, confundindo sua relutância em interagir com o
grupo como uma escolha. Os professores podem concluir que uma criança tímida é
academicamente lenta, ou ainda que, por serem bem comportadas precisam de pouca
atenção.
Embora seja verdade que uma criança
tímida, muitas vezes seja um aluno aplicado, esta criança ou jovem
frequentemente precisa de atenção do professor para estimulá-la e dar-lhe a
confiança para amadurecer em seus relacionamentos.
O fato é que muitas vezes apenas nos
concentramos naqueles que nos dão trabalho e trazem problemas, e negligenciamos
os demais que estão quietinhos, sem darmos conta de que esses alunos estão
enfrentando sérios problemas ligados a relacionamento e auto estima.
O que o Professor pode fazer:
ü Colocar o aluno tímido perto da mesa do Professor, pois isso
permitirá que o aluno possa falar com mais facilidade sem preocupar-se com os
demais colegas que estão atrás dele.
ü Coloque o aluno tímido ao lado de outro colega tímido, pois facilitará a
ambos iniciar uma amizade e a interação.
ü Estabeleça constante contato com o aluno tímido. Quanto mais você
for bem sucedido no desenvolvimento de uma relação de confiança com o aluno
mais provável será que ele desenvolva a confiança necessária para relacionar-se
com os seus pares. Tente encontrar tempo para fazer algumas atividades que a criança
goste.
ü Fale reservadamente com o aluno tímido. Crianças tímidas precisam de
prática em conversar com as pessoas. Mesmo pequenas conversas semanais acerca
dos seus interesses os auxiliam a desenvolver habilidades sociais em uma zona
de conforto segura.
ü Ensine sobre interação social. O ponto fraco das crianças tímidas
é justamente a péssima interação social. Eles não sabem o que dizer, como se
aproximar, como devem se portar, sobre o que e como devem falar sem parecerem
ridículos . Assim, é preciso que eles sejam ensinados a praticarem pequenos
gestos que os ajudem a desinibir e fazê-los sentirem-se seguros na presença de
outras pessoas tais como: olhe sempre para o rosto da pessoa que estiver
conversando, sempre sorria, ofereça ajuda, agradeça, faça elogios, não tema
aproximar-se.
ü Fazendo Amigos. A falta de traquejo social faz com que os alunos tímidos tenham poucos
ou nenhum amigo, por esta razão estão sempre isolados e são sempre vistos
sozinhos. Esses alunos querem se envolver com os demais colegas, mas preferem
isolar-se e preservarem-se de serem ridicularizadas pois assim é menos
doloroso.
Se você tem alunos nesta condição
está na hora de começar a dar uma mãozinha e promover a interação entre os
alunos para que as famosas “ panelinhas” sejam quebradas e todos tenham chances
iguais de se conhecerem e se relacionarem. Organize os grupos de forma que
esses alunos possam interagir com outros colegas que tenham os mesmos
interesses. Agrupe pares, com um aluno tímido e um mais descolado para desenvolver
atividades mais divertidas, assim o tímido tem a chance de ser auxiliado pelo
parceiro e vice versa. Atividades assim reforçam a cumplicidade e
companheirismo.
ü Dando um empurrão extra. É fato que crescemos quando somos
desafiados a sair da nossa zona de conforto. Assim, será necessário uma vez ou
outra, submeter esses alunos a situações com certo limite de desconforto e
ansiedade. Alunos tímidos não gostam de realizar apresentações em público
porque não se sentem confortáveis em falar para uma platéia, no entanto depois
que você tiver desenvolvido todas as dicas acima, é o momento de começar a
propor desafios deste tipo. Afinal, o propósito é ajudar essas crianças a
superarem a barreira do medo e da insegurança.
Quando os Amigos
isolam o colega que é tímido:
Todas as crianças precisam de uma conexão com seus pares. Para aqueles que
estão à margem da sociedade, a escola traz amargas lembranças de um período em
que foram rejeitados e sofreram isolamento social .
Você já teve dificuldade em encontrar
um parceiro para um trabalho em grupo? Nunca era escolhido para uma brincadeira
ou um jogo? Tinha apenas alguns poucos colegas para brincar no intervalo?
Costumava tomar o lanche sozinho ?
Além do efeito que tal isolamento tem
sobre a auto-estima da criança, ele também pode ter um impacto significativo
sobre a sua adaptação escolar.
A criança que fica isolada tem
negada, não apenas, as oportunidades de aprender as habilidades necessárias
para desenvolver e manter amizades, bem como, tem o seu desempenho escolar afetado,
já que sua saúde emocional fica comprometida. Não é de surpreender que as
crianças que se sentem isoladas de seus pares tendem a ter cada vez mais
problemas sociais e acadêmicos à medida que envelhecem.
O que o Professor
pode fazer:
ü Procure saber porque a criança está isolada. Encontre tempo
para observar o aluno em diferentes contextos, como no horário do lanche, na
entrada, na saída, na quadra, no pátio, corredores, etc. Converse com os pais
da criança e professores do ano anterior. A informação que você recebe pode
ajudá-lo a determinar se as dificuldades do aluno estão relacionadas a questões
de timidez, prepotência, agressividade, aparência, higiene. Você não faz idéia
de como as crianças e jovens podem ser cruéis e isolar um colega por motivos
banais e até mesmo inexplicáveis.
ü Crie intervenções junto aos Colegas.
o Ofereça atividades para integração de todos os alunos
o Crie projetos onde seja trabalhado a cooperação
o Levante os pontos fortes, talentos e habilidades de todos os alunos e faça-os
compartilhar, assim todos verão uns aos outros sob outra perspectiva
ü Crie intervenções junto ao Aluno.
o Converse com o aluno e ofereça ajuda
o Peça para o aluno listar os pontos fortes
o Listar as situações em que utilizou os pontos fortes
o Peça para o aluno listar os pontos fracos
o Peça para o aluno listar os problemas que está enfrentando devido a isso
o Peça para o aluno listar que tipo de ajuda gostaria de receber
o Dê orientações, dicas, sugestões
Crie intervenções
junto aos Pais. Encoraje os pais dos alunos tímidos para estimular e ajudar a nutrir
os relacionamentos do filho com os colegas. Você pode sugerir aos pais que
abram o lar para receber os colegas do filho. Dê-lhes idéias de como estruturar
essas visitas, inclusive convidando apenas uma criança de cada vez e
proporcionando uma atividade atraente para a primeira visita. Exemplo: Passar
um final de semana, ir assistir um vídeo (sessão Pipoca), Fazer uma Noite do
Pijama (para as meninas). Depois essas visitas podem serem transformadas em
Passeios, Festas, Viagens.
Alunos quietinhos não dão problemas,
então porque ater-se tanto a eles? Por não causarem transtornos, ou nunca
estarem envolvidos em questões de indisciplina esses alunos são comumente
invisíveis aos nossos olhos, mas são esses alunos que tornam-se desajustados
socialmente.
Alerto que estas situações de
isolamento levam várias crianças e jovens a desgostarem de si mesmas ou da
vida, encaminhando-as a praticarem a auto mutilação e até mesmo a cometerem o
suicídio. Por isso fique atenta aos sinais de ferimentos nos braços, pulsos e
pescoço.
Por isso, na próxima vez que você ver
um aluno quietinho em um canto, sozinho, afastado dos demais, lembre-se ele não
dá trabalho na sala de aula, mas ele precisa que alguém se dê ao trabalho de
importar-se com ele.