quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ARTES VISUAIS ESTUDANTIS 2011


A Secretaria da Educação do Estado da Bahia realiza, desde 2008, o projeto Artes Visuais Estudantis (Ave), experiência pioneira de caráter educativo, artístico e cultural, como parte integrante das políticas culturais para a juventude estudantil, para a promoção das diversas linguagens artísticas no currículo escolar.


O Ave foi concebido, a partir de uma perspectiva ampliada, para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como professores de Língua Portuguesa, Arte e disciplinas afins, os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração, de participação e de alegria.

Essa experiência tem revelado as múltiplas faces e os traços da diversidade sociocultural e artística da nossa terra expressam os olhares, a imaginação, a alma e as expressões dos estudantes da Bahia. As obras dos estudantes são o retrato dos sentimentos e das visões da criação, da liberdade de caminhos e horizontes. As artes visuais estudantis revelam os seus autor retratos e suas histórias vividas com toda expressão do colorido da vida

Objetivos

• Interagir com a juventude por intermédio das linguagens artísticas.

• Explorar o potencial educativo, estimulando a criação de obras de artes visuais no ambiente escolar, assim como a valorização das expressões culturais regionais.

• Promover um ambiente educacional, no qual a cultura, a arte e a educação se expressem em sintonia.

• Estimular o processo de embelezamento e estetização da escola e da vida.

• Promover exposições das obras de arte estudantis nos contextos escolares.

• Estimular a produção artística, buscando compreender a obra de arte como objeto de ampliação do conhecimento, assim como instrumento de mudanças.

Calendário
01/09 a 06/09 - Criação das artes visuais estudantis nas salas de aula das escolas – oficinas com professores e alunos)
19 A 21/09 - Exposições escolares e seleção das obras de arte do AVE

Todas as artes contribuem para melhor de todas as artes, a arte de viver"

Bertold Brecht

Nenhum comentário:

Postar um comentário