quarta-feira, 14 de setembro de 2011

PROJETO CONSUMO CONSCIENTE


Professora Responsável; Ivis Sena    
Turno NOTURNO:
Disciplinas envolvidas-Historia/Geografia
Período de Execução: III Bimestre
OBJETIVO GERAL
•Despertar nos alunos do CEAM juntamente com a comunidade a responsabilidade de serem consumidores conscientes.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Sensibilizar os alunos quanto à importância e necessidade de revisar as atitudes de consumo praticadas;
• Desenvolver práticas de consumo condizentes com a política sustentável;
• Divulgar a importância do consumo equilibrado (que visa a conservação ambiental), a fim de evitar uma maior devastação do ambiente natural;
• Contribuir com a conservação ambiental e com a melhoria da qualidade de vida;
JUSTIFICATIVA
Desenvolver trabalhos que envolva a conscientização dos alunos quanto ao consumo de produtos fundamentais para a sobrevivência do homem, é uma preocupação que deveria nortear constantemente o trabalho pedagógico do professor de qualquer área. Verificar o desperdício gerado diariamente em sala de aula pelos alunos. Ao perceber que a progressão escolar, não garantia ao aluno o desenvolvimento de sua consciência da necessidade de preservar e proteger seu meio ambiente. Diariamente, em sala de aula, via-se um aluno ou outro rasgar, amassar e jogar folhas de seu caderno no lixo. Isto acontecia com muita freqüência e nos deixava indignados. Diante de tal situação, a reação sempre foi conversar com os alunos. Procurava despertar nestes uma postura de consumo consciente. Porém pouco êxito obtinha. Pensamos então na temática "consumo consciente.
METODOLOGIA
O encaminhamento inicial será uma conversa com os alunos sobre suas próprias atitudes no dia-a-dia na sala de aula e em sua casa. Os alunos serão questionados sobre vários itens, entre eles: O que você consome durante as aulas (balas, chicletes e muitos pirulitos)? Como é sua alimentação (arroz, feijão, bife, batata frita) Reflexão sobre suas atitudes em sala e em sua casa. Fazer assim o levantamento da possibilidade de execução de um projeto de trabalho, com o objetivo de trabalhar os componentes curriculares que atendam tal problemática e também promover a inserção das tecnologias no processo educativo. Realizar atividades como: pesquisas e aulas de campo, confecção de objetos a partir da reutilização de materiais e exposição dos trabalhos desenvolvidos.
AVALIAÇÃO
O progresso dos alunos será acompanhado durante todo o decorrer do projeto, com a observação do desenvolvimento deles em sala de aula e com mudanças de atitudes que eles tiveram no final das aulas. Sendo assim, pode-se dizer que será adotada uma postura de avaliação continuada (PERRENOUD, 1999), tendo como ferramentas avaliativas a execução das atividades realizadas em cada etapa do projeto, o comprometimento para com as atividades extra-classe, a qualidade das produções, o envolvimento do grupo e os trabalhos colaborativos Por meio do desempenho em todas as atividades propostas e desenvolvidas será atribuída uma nota individual aos alunos.
RESULTADOS ESPERADOS
Que os alunos revisem suas atitudes de consumo praticadas na sala de aula e em suas casas para que ocorram mudanças em seus hábitos, consumir de forma responsável, evitar o desperdício, economizar água e energia elétrica, etc. Assim, o objetivo principal que norteia a realização deste projeto é despertar no aluno responsabilidade

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