sábado, 17 de novembro de 2012


O que o Professor quer resolvido
Em pesquisa realizada recentemente com Professores perguntamos:
- O que você gostaria que fosse resolvido ?
-As respostas ficaram concentradas em cinco  grandes blocos, entretanto por tratar-se de assuntos que requerem profundas discussões, limitar-me-ei apenas em levantar  alguns questionamentos para que toda a Equipe da Escola seja inspirada a discutir o assunto.
1) Maior participação, motivação e envolvimento dos alunos
A falta de participação, motivação e envolvimento dos alunos é algo relativamente fácil de ser solucionado. A chave para este problema está em levantar os INTERESSES dos alunos. Pense: quais são os interesses dos meus alunos? Quais músicas eles gostam? Quais locais eles freqüentam? Quais revistas eles lêem ? Quais assuntos eles discutem ? Quais programas eles assistem ? Qual  é    moda que eles vestem ? Quais são as bandas que eles curtem.
Com estas informações em  mãos faça   ajustes nas abordagens e estratégias quando for trabalhar o curriculum.

2) Ter novas estratégias para alunos com dificuldades de aprendizagem
As pessoas apresentamm três Estilos de Aprendizagem que são: Visual, Cinestésico e Auditivo
O   ambiente Escolar, infelizmente só prioriza o Estilo Visual, portanto é natural que os alunos que  apresentam dificuldades são justamente aqueles cujo estilo difere do estilo utilizado em sala de aula.
A saída é o Professor buscar trabalhar com a diferenciação pedagógica, pois só assim atenderá as necessidades de todos os alunos.

3) Indisciplina dos Alunos
A indisciplina ocorre na Escola  quando não há  um   Plano de Gerenciamento da Sala de Aula ou  um Plano de Relacionamento Professor e Aluno. E em muitos casos é porque está faltando ambos.

4) Envolvimento dos Pais/Família

A Escola precisa desenvolver novas estratégias para fazer com que a Família participe mais da vida escolar dos filhos. Crie Projetos específicos envolvendo os Alunos e as suas Famílias. Faça mudanças nas Reuniões de Pais.
Promova Encontro de Pais para troca de experiências no que refere-se a educação dos filhos. Fique a vontade para  utilizar os textos do  blog www.comoeducarosfilhos.com.br nas suas Reuniões de Pais.

5) Violência, Conflitos, Bullying
Gestores e Professores estão sofrendo com a violência nas Escolas, pois as situações de conflito ocorrem diariamente. Há problemas de violência física, verbal, de cunho psicológico,  problemas com drogas, depredações, roubo, brigas na frente da escola, etc ?
O bullying pode ser solucionado iniciando trabalho sobre relacionamento humano junto aos alunos, onde será trabalhado respeito ao próximo, boas maneiras e valores e cabe ao Professor e Família esse trabalho.
Assim como o nosso país conta com Políticas de Segurança Pública, é preciso que a Escola e Professores  saibam quais são as ferramentas que podem dispor  no que tange a esta questão.
Para isso levante quais são os órgãos de Segurança que podem ser acionados. A Escola pode contar com Ronda Policial ? Há Posto Policial Comunitário no bairro ? Há um Conselho Tutelar ? Que outras medidas de segurança a Escola pode criar ou implantar ?
No Regimento Escolar, Plano de Curso, Plano Pedagógico foram definidas diretrizes de segurança para a Escola ? Quais medidas a Escola tomará no que refere-se a : drogas, violência física, depredações, roubo, recebimento de alunos infratores, ameaças,  etc ?
Todos na Escola sabem sobre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente)  e a Constituição Brasileira ? Lembre-se: Criança tem direitos e os Adultos também, somos todos iguais perante a Constituição Brasileira, por esta razão temos direitos e deve

Nenhum comentário:

Postar um comentário