segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Resolução de Ano Novo



O  novo ano já desponta por aí. Agora é o momento ideal para fazer aquele Balanço Anual do que funcionou, o que não deu certo, os sonhos que foram realizados ou não.
Enquanto Educadores está muito claro o porque de fazermos o Planejamento Escolar no início do ano. Traçamos os objetivos a serem atingidos pelos alunos, levantamos os conteúdos a serem trabalhados, selecionamos as melhores estratégias, traçamos as ações pedagógicas, os métodos de avaliação do percurso, monitoramos ao longo do processo se estamos no caminho certo, ou se será necessário criarmos intervenções para correção de rumo. Tudo isso é feito para darmos conta de atingirmos as metas traçadas inicialmente.
Estamos habituados ao Planejamento dentro da Escola, no entanto não o fazemos na nossa própria vida. O Planejamento é válido dentro da Escola e isso é um fato. Sendo assim, porque ainda não o incorporamos na nossa vida, nos nossos projetos pessoais, na realização dos nossos sonhos.
Se você já acompanha há algum tempo o Blog SOS Professor deve estar lembrado de um artigo que escrevi cujo título é Professores estressados ou desiludidos ? onde é citado que as causas que contribuem para os afastamentos e licenças de muitos Educadores ao longo do ano e que geram o estresse que desencadeia o “burn-out” estão diretamente associados a insatisfação pessoal.
Somos pessoas, e como tais temos necessidades. Precisamos estar bem em várias áreas da nossa vida.
Mas o que significa estar “bem” ? Significa termos  atingido um nível de  satisfação pessoal que nos dê o devido equilíbrio a nossa vida. Se não temos satisfação pessoal em algo isso  faz com que nos sintamos desmotivados, frustrados e  doentes.
Agora é o momento ideal de fazer esse Balanço de Vida. Como foi esse ano para você? O que está lhe deixando frustrada? Desmotivada? Doente? Quais pessoas estão contribuindo para isso? Em quais locais isso fica mais evidente? Em quais situações os sintomas de frustração, desmotivação surgem com mais intensidade?
Ao fazer esse Balanço anual aproveite para fazer uma “faxina”. Isso mesmo: uma faxina.
Agora imagine, que emocionalmente falando, também temos contato com um tipo diferente de “lixo” , são todas aquelas coisas e situações que nos fazem mal, que drena as nossas forças, que nos inferioriza ou nos entristece. Situações que surgem como obstáculos intransponíveis, e que ao longo do ano permitimos que se instalem e sejam armazenadas dentro de nós.
Esse tipo de lixo vai acumulando, nos torna doentes, e o pior de tudo é que muitos passam a acreditar que devem conviver com ele, pois , ou já se acostumaram com esta situação, ou porque não vislumbram como podem retirá-lo e jogá-lo fora. E assim ficam anos e anos , sofrendo na vida familiar, sofrendo no ambiente de trabalho, sofrendo no casamento, sofrendo com os filhos, sofrendo nas finanças, sofrendo na vida amorosa.
Ao retirarmos o que está bloqueando a passagem, a vida fluirá com mais leveza e rapidez em direção ao que QUEREMOS. Para isso é necessário criarmos um Plano que funcionará como uma bússola, pois fornecerá os caminhos para chegarmos onde queremos.
Com o fim de um ano e com a chegada de um novo ano é comum fazermos as famosas ” promessas”  de Ano Novo. Com certeza você também já fez promessas do tipo: Vou entrar na academia, vou mudar de emprego, este ano vou comprar minha casa ou meu carro, e por aí vai…. Na verdade essas promessas não duram o mês de Janeiro.  E quando chega Fevereiro, você retorna a sala de aula, e começa tudo, igualzinho ao ano passado.
Sabe porque o Ano que era novinho, de repente fica velho e já em fevereiro você  se entristece e pensa: ” tudo igual, nada muda mesmo, outro ano daqueles ! “. Pois é, em pleno mês de fevereiro e você já sente o mesmo gosto amargo na boca da mesmice do ano passado.  Sabe por que isso ocorre? Porque os seus comportamentos permanecem os MESMOS.  As Promessas de ano novo foram apenas da boca para fora, pois não foram planejadas.
Você precisa  parar de fazer promessas e criar o que chamamos de  Resoluções. Conforme o dicionário Michaellis aqui vão algumas definições do termo :
resolução re.so.lu.ção sf (lat resolutione) 1 Ato ou efeito de resolver ou resolver-se.8 Decisão deliberação, tenção. 9 Desígnio, propósito. 10 Ânimo forte, coragem.
Ou seja, uma Resolução tem o caráter e o peso de uma “lei”, a importância de um “contrato”. É um compromisso assumido e firmado com você´, visando alcançar objetivos de vida.
O primeiro passo é  levantarmos Onde, e O QUÊ está desequilibrado em nossas vidas, depois é o momento de traçarmos METAS, ou seja o que queremos para aquela área e/ou situação, feito isso é o momento de  estabelecer as AÇÕES que nos levarão até as metas.  O que será necessário para colocarmos estas ações em prática ? Quando pretendemos alcançar o objetivo proposto? Quais ferramentas já temos? Onde podemos buscar novas ferramentas?
 A sua vida mudará na mesma proporção que você dedicar em esforços para entrar em ação.  Por isso estabeleça as suas Resoluções de Ano Novo, e faça mais que isso: entre em ação já.
Aqui vai uma tarefa para ajudá-la a dar o  pontapé inicial para um Ano realmente Novo:
1. AREAS DE MUDANÇAS: (algumas idéias)
    – Relacionamento: (namoro, vida afetiva, parentes, filhos)
    – Família: (salvar o casamento)
    – Saúde: emagrecer, lazer, cuidar da saúde
    – Carreira: mudar de emprego, mudar de função, fazer pós,
    – Finanças: dívidas, ganhar mais, comprar casa, carro
2. DETECTE O PROBLEMA EM CADA ÁREA E CRIE UMA META
3. SELECIONE PELO MENOS 5 AÇÔES PARA IMPLEMENAR EM CADA ÁREA
4. ENUMERE O QUE PRECISARÁ PARA IMPLEMENTAR CADA AÇÃO
5. ESTABELEÇA O PRAZO PARA ATINGIR A META
6. LEVANTE OS POSSIVEIS EMPECILHOS QUE PODEM ATRAPALHAR CADA AÇÃO
7. LEVANTE ALTERNATIVAS PARA RETIRAR OS EMPECILHOS DO SEU CAMINHO
8. PRESTAÇÃO DE CONTAS: fale das suas metas para as pessoas do seu convívio, e serão elas que estarão acompanhando os resultados com você. Quando sabemos que estão prestando atenção no que fazemos, nos sentimos motivados a não ficar parados.
9.  ASSINATURA: firme o compromisso de prestar contas a si mesmo a cada 15 dias, durante todo o ano, por isso deixe essas Resoluções a vista para fácil consulta e ajustes.
Lembre-se 2012 já está indo embora, 2013 está chegando, e com ele, virão 365 dias novinhos em folha, ainda em branco,   para você fazer diferente, para que você escreva uma nova história. Desejo a você um ANO NOVO, cheio de sonhos realizados, cheio de alegrias, cheio de conquistas alcançadas, cheio de vitórias.
Compartilhe e comente : Quais serão as suas Resoluções de ano Novo ?


sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Calendário de Matrícula 2013



Alunos da Rede Pública

19 e 20 de fevereiro – Transferência para estudantes da rede estadual que queiram mudar de escola.

21 e 22 de fevereiro – Matrícula para estudantes das redes municipais concluintes da 4ª série/5º ano ou 8ª série/9º ano, quando a escola não oferece a série/ano seguinte.

Alunos Novos

25 e 26 de fevereiro – Matrícula para o Ensino Fundamental.

27 e 28 de fevereiro  – Matrícula para o Ensino Médio.

Educação Profissional
9 a 23 de janeiro – Inscrição (sorteio eletrônico) para estudantes que concluíram o Ensino Médio na rede pública de educação - estadual/ federal ou municipal.

5 de fevereiro – Realização do sorteio eletrônico.

26 e 27 de fevereiro – Confirmação do sorteio eletrônico, obedecendo à ordem de classificação. 

Os alunos da casa devem renovar suas matrículas até o dia 28 de Dezembro de 2012.



Matrícula para estudantes da rede começa em fevereiro


A matrícula na rede estadual de ensino da Bahia vai ser realizada em fevereiro. O anúncio foi feito pelo secretário da Educação, Osvaldo Barreto, nesta quarta-feira (19/12), em encontro com diretores e coordenadores das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia, no edifício-sede da Secretaria, no Centro Administrativo. Os estudantes e suas famílias devem se programar para efetivar a matrícula entre 19 e 28 de fevereiro. Para quem deseja ingressar na Educação Profissional, as inscrições para o sorteio eletrônico vão ser realizadas entre 9 e 23 de janeiro e a confirmação acontecerá nos dias 26 e 27 de fevereiro.
Foto: Secom
A matrícula poderá ser feita presencialmente em qualquer escola do Estado, independentemente daquela que o estudante deseja estudar, e também pela Internet. Além dos alunos da rede estadual, a matrícula pela Internet estará disponível para os estudantes oriundos da rede municipal de Salvador e, este ano, pela primeira vez, também para os estudantes da rede municipal de Feira de Santana. Tanto pela Internet como presencial, o horário de atendimento será das 8h às 20h, sem intervalos.
Para os estudantes da rede estadual que vão continuar na mesma escola, a matrícula está garantida, automaticamente, pela Secretaria da Educação do Estado. Cerca de 700 mil estudantes são beneficiados com essa medida, facilitando, assim, a matrícula para os novos alunos. Vale destacar que o processo de matrícula é operado pelo Sistema de Gestão Escolar (SGE) - ferramenta gerencial que permite a agilidade na matrícula tanto nas escolas, como pela Internet.
Encontro – Além da matrícula, o evento, realizado periodicamente com os dirigentes, também teve como foco uma avaliação das atividades desenvolvidas em 2012 nas escolas e o planejamento para o ano letivo de 2013. “Este encontro é muito importante porque podemos discutir sobre o que fizemos ao longo deste ano letivo e, também, debater o que pode ser melhorado. O nosso foco é a escola. Este é o nosso norte. Precisamos garantir um ensino de qualidade para os nossos estudantes e, para isso, implantamos projetos estruturantes, como o Pacto com Municípios, Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar) e Ensino Médio em Ação”, disse o secretário Osvaldo Barreto.
 
Fotos: Marvin Kennedy
A iniciativa foi elogiada pelos participantes. “Um evento como este é muito produtivo para nós que estamos na ponta, nas Diretorias Regionais e nas escolas. Precisamos discutir as boas ações, os bons projetos e trabalhar com planejamento”, disse Nívea Maria Oliveira, diretora da Diretoria Regional de Feira de Santana.


sexta-feira, 7 de dezembro de 2012


 Mais um
ano se passou e os
 bons momentos da vida,
 feitos de tudo o que é forte,
simples e belo, como um olhar,
 um sorriso, um gesto de amizade foram
 apreciados e cultivados. Muitos desafios foram
vencidos e outros objetivos foram lançados.
   Agradecemos a Deus pelos
“presentes” recebidos nesse ano
letivo, pois cada aluno, em particular, marcou nossa escola
 de maneira única e especial. Que as experiências compartilhadas no percurso até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. De nossa parte, podemos afirmar que procuramos realizar o melhor para os nossos alunos e que não mediremos esforços para que, em 2012, aperfeiçoemos ainda mais os nossos serviços.
Reconhecemos a confiança depositada
em nosso trabalho, o que nos motiva no compromisso
de satisfazer as expectativas projetadas em nossa instituição. Agradecemos também, as famílias que já efetuaram a rematrícula de seu filho para o próximo ano. Queremos nos dedicar ao máximo para confirmar a escolha que fizeram pela nossa escola, contando com a mesma parceria que firmamos durante este ano. Que entre a magia do Natal e a realidade da
vida possamos encontrar espaço para a alegria,  
para o encontro com as pessoas, para sonhar, acreditar em um
 mundo melhor e agir por um mundo mais humano. Que o Natal possa ser o renascer da esperança e que esta se realize no decorrer do Novo Ano.   Que possamos
sentir mais forte ainda o significado
da palavra amor, refazer planos, reconsiderar
os equívocos e retomar o caminho para uma vida cada
 vez mais feliz. Teremos outras 365 novas oportunidades de dizer à vida, que de fato queremos ser plenamente felizes e no que depender de nós, isso será realidade! Nós da equipe do Colégio Estadual Abelardo Moreira agradecemos a presença de todos e esperamos contar com essa mesma
 parceira em 2013! Desejamos à todos
um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!




terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Sancionada lei que assegura promoção dos professores


Principal
O governador Jaques Wagner sancionou, nesta segunda-feira (3), a Lei de nº 12.603, de 3 de dezembro de 2012, que estabelece progressão na carreira para os professores da rede estadual de ensino, por intermédio do Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas instituído pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (portaria nº 9.483, de 20 de novembro de 2012) e destinado também a coordenadores pedagógicos.
O curso possibilita progressão com ganho médio de 14%, sendo a primeira promoção retroativa a novembro deste ano e a segunda a partir de março de 2013. Para ter direito às promoções será preciso frequência mínima nas duas etapas do curso, que será realizado pela Universidade de Brasília (UnB), na modalidade a Distância (EAD), com duração de 120 horas.
Promoção retroativa - De acordo com a lei, a primeira promoção será retroativa a novembro deste ano. Para ter direito a essa promoção, o participante deverá concluir a primeira etapa do curso (60 horas), cumprindo o mínimo de 75% da carga horária. O mesmo acontecerá com a segunda promoção - ela ocorrerá após a finalização total do curso, também exigindo o mínimo de 75% de cumprimento da carga horária, e seus efeitos financeiros estão assegurados a partir de março de 2013.
Estágio probatório - Para os professores que deverão concluir o estágio probatório em 2014 e 2015 (mais de 2.300), a Secretaria da Educação vai instituir nova edição do curso nesses anos para garantir a promoção a esse grupo de profissionais. O projeto regula, exclusivamente, as promoções concedidas nos anos de 2012 e 2013, ficando suspensa, neste período, a avaliação de desempenho.
Inscrições para curso atualização - Os professores e coordenadores pedagógicos da rede estadual de ensino têm até esta quinta-feira (6) para efetivar a inscrição no Curso de Atualização em Práticas Pedagógicas, que dá direito a promoção na carreira. Até o momento, mais de 86,5% dos 26.494 docentes em efetivo exercício na rede pública estadual já se inscreveram vaga. As inscrições estão disponíveis no Portal da Universidade de Brasília (UnB), entidade responsável pela realização do curso.
“Já alcançamos um número positivo de inscrições. A iniciativa é muito importante, pois permite um diálogo simultâneo com todos os professores, focado nos programas que a Secretaria da Educação vem desenvolvendo, além de contribuir para a atualização da prática pedagógica em sala de aula dos educadores”, destaca Irene Cazorla, diretora do Instituo Anísio Teixeira (IAT), unidade de formação da Secretaria da Educação.



domingo, 2 de dezembro de 2012


5ª Mostra do AVE – Artes Visuais Estudantis

A 5ª Mostra de Artes Visuais Estudantis é composta de 99 obras de arte produzidas por estudantes nos contextos escolares da rede estadual. O AVE compreende o movimento de produção da obra de arte como um processo de ampliação do conhecimento, aprimoramento do olhar para a dimensão estética e de espaços de interação com outras culturas. Pinturas, grafites, montagens, colagens, esculturas e gravuras são técnicas utilizadas pelos estudantes do ensino fundamental, médio e equivalentes, para revelar suas percepções sobre si e sobre o mundo. Segundo avaliação dos ministérios da Educação e da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos e Caribenho, o AVE é uma das cinco experiências de arte mais importantes do País.

Uma das obras finalistas foi Dueto centenário de Gervásio da Cunha Lopes Dias (18 anos), aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Abelardo Moreira, Mairi/BA – Direc 17 – Piritiba/BA.

A 5ª Mostra do AVE aconteceu na última quinta, 29/11, no Palácio Rio Branco que fica no Centro Histórico de Salvador. A exposição estará aberta ao público até o dia 13/12.

Nos anos de 2010, 2011 e 2012 o Colégio Estadual Abelardo Moreira conseguiu que as obras dos seus estudantes estivessem entre as 99 melhores da Bahia, numa concorrência com quase 1500 escolas da rede estadual.








Alunos do Colégio Estadual Abelardo Moreira – Mairi/BA participam do 1° ENCONTRO ESTUDANTIL DE CIÊNCIA, ARTE e CULTURA em Salvador

Os alunos construíram álbuns com as aventuras patrimoniais, a partir do projeto Educação Patrimonial e Artística (EPA), aliam imagens e textos que desvendam o patrimônio histórico e artístico e as manifestações culturais dos municípios baianos. O EPA aviva o debate e incrementa as práticas culturais nos campos da história, da arte, da memória, do patrimônio e da juventude, com vistas à identificação e do reconhecimento do patrimônio baiano, à preservação da memória cultural, à apropriação da história e da cultura e à democratização dos espaços e dos saberes históricos.

As Primeiras Aventuras Patrimoniais do EPA foram exibidas na Praça das Artes, no Pelourinho, em SSA, na última quarta-feira, 28/11.

Álbum:

Aspectos da arquitetura colonial na cidade de Mairi: residência da família Oliveira e curiosidades do interior das casas – Equipe Charme Retrô – Reinaldo Rios Alves Júnior (16 anos), Maikon Assis da Cruz (19 anos), Natally Rocha Oliveira (15 anos), Polyana Rocha Oliveira (15 anos), Larissa Leandro Silva Araújo (16 anos), Vítor da Silva Rios (17 anos), Edson da Silva Rios (16 anos) – Colégio Estadual Abelardo Moreira (2º ano do ensino médio) – Direc 17 – Piritiba/BA.








segunda-feira, 26 de novembro de 2012


Mateial
20 cm de feltro verde
1 par de olhos
2 florzinhas amarelas de feltro
Lantejoulas verdes e vermelhas
Missangas brancas e vermelhas
Agulha e linha
Tesoura
Passo-a-Passo
Cortar o molde da arvore 2x em feltro
Cortar o fundo também.
Costurar toda a volta da arvore com lantejoulas verdes prendendo as 2 partes.
Encaixar o fundo com ponto caseado.
Abrir o buraco da boca.
Colar os 2 olhos.
Costurar 2 florzinhas amarelas na arvore.
Enfeitar a gosto com lantejoulas, missangas e lacinhos.



Professor: profissão em extinção


Em quatro anos, número de formandos em cursos que preparam docentes cai 50%
Informações divulgadas pelo Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo Ministério da Educação, revela que entre 2005 e 2009 os alunos que concluíram cursos superiores em Pedagogia e Normal Superior foram de 103 mil para 52 mil, o que comprova o desinteresse dos jovens pela carreira.

De acordo com reportagem do Estadão, o MEC também registrou queda no número de formandos em licenciaturas que preparam professores para atuar no ensino médio e últimos anos do fundamental – em 2005 foram 77 mil, contra 64 mil em 2009.

Queda entre 2005 e 2009 atinge os que concluíram cursos de Pedagogia e Normal Superior
O número de formandos nos cursos que preparam docentes para os primeiros anos da educação básica - como Pedagogia e Normal Superior - caiu pela metade em quatro anos, segundo os últimos dados do Censo do Ensino Superior, realizado anualmente pelo MEC. De 2005 a 2009, os alunos que concluíram essas graduações foram de 103 mil para 52 mil, o que comprova o desinteresse dos jovens pela carreira.
Houve queda também nos graduandos em cursos de licenciaturas, que preparam professores para atuar no ensino médio e últimos anos do fundamental - em 2005 foram 77 mil, contra 64 mil em 2009. No mesmo período, o total de concluintes do ensino superior no País cresceu de 717 mil para 826 mil. Ao mesmo tempo em que o Brasil forma menos professores, o número dos que estão em sala de aula sem diploma vem crescendo. Em 2009, docentes sem curso superior somavam 636 mil nos ensinos infantil, fundamental e médio - cerca de 32% do total. Em 2007, eram 594 mil.
Para o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Carlos Eduardo Sanches, a queda na quantidade de formandos é"preocupante". "Os municípios se preparam para ampliar o número de matrículas para crianças de 4 e 5 anos, que se tornarão obrigatórias em 2016. Isso projeta um cenário de falta de docentes", afirmou. Especialistas em ensino alertam que o Brasil já enfrenta um déficit de professores nas redes públicas. "Muitos desses formandos preferem seguir na área acadêmica, ir para colégios particulares ou atuar em outras áreas, onde ganham mais. Eles não vão para as escolas públicas", diz Mozart Ramos Neves, membro do movimento Todos Pela Educação.
Para reverter o quadro e trazer mais jovens para o magistério, Neves aponta três medidas. "Precisamos de um salário inicial atraente para o jovem, ter uma carreira promissora e dar boas condições de formação e de trabalho", recomenda. "Enquanto não houver um pacto nacional pela valorização do professor, não resolveremos o problema." A coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Márcia Malavasi, diz que a desvalorização do magistério tem feito muitos docentes abandonarem a carreira e muitos jovens desistirem antes mesmo de entrar na faculdade. "Ao procurar informações sobre a profissão e conversar com quem atua na área, os jovens não têm ouvido boas recomendações e se desmotivam", afirma.
Márcia também diz que os alunos, de forma geral, acabam prejudicados pelo fenômeno. "O professor que está em sala deixa claro que não gostaria de estar lá - e mesmo assim o aluno precisa se submeter. Isso cria um ambiente desfavorável ao aprendizado", explica. A coordenadora lembra, porém, que existem exceções. "Professores em algumas escolas particulares têm bons salários e se sentem valorizados."
Plano B. Quem entra no curso de Pedagogia, além do amor pela sala de aula, costuma ter também um plano alternativo de carreira. É o caso de Regiane Ferreira, de 22 anos, que cursa o último ano de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). "Assim que me formar, vou tentar um mestrado. Quero seguir a carreira acadêmica", conta. "Vou tentar conciliar a pós-graduação com dar aulas na rede municipal de Marília, mas, se não der, posso pedir uma bolsa." Músico profissional, Welington das Neves Moreira, de 53 anos, terminou há um semestre o curso de Pedagogia e diz estar animado para tentar um concurso e dar aulas na rede pública de São Paulo. "Sei que não é uma carreira fácil, mas tive boas experiências nos estágios. Se não der certo, continuo tocando."


Fonte: http://blogdaunr.blogspot.com.br




Eleições Colegiado Escolar 2012 - Colégio Estadual Abelardo Moreira

O Colégio Estadual Abelardo Moreira realiza hoje, dia 26 de novembro, as eleições do Colegiado Escolar 2012. No processo, serão escolhidos os membros do conselho, formado por diretores, professores ou coordenadores pedagógicos, servidores técnico-administrativos, estudantes, pais ou responsáveis e comunidade local, que atuam a partir do compartilhamento de responsabilidades nas ações voltadas para o desenvolvimento da educação.
O papel do Colegiado é ampliar a participação de representantes das comunidades local e escolar na gestão administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo o monitoramento e a avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e aprendizagem.
Nesta perspectiva, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia promove ações voltadas para a formação dos membros do Colegiado, por meios de encontros, palestras, oficinas e videoconferências. A formação pela qual passam os novos representantes dos segmentos escolares prevê o desenvolvimento de competências relacionadas com a melhoria da participação, o compromisso e a co-responsabilidade frente aos desafios necessários à democratização da gestão escolar.