quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Curso forma professores para projetos culturais


Nesta segunda-feira (8/8), teve início no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador, o Curso de Formação para os Projetos Culturais: despertando olhares para os movimentos da arte. A iniciativa, realizada pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, segue até sexta-feira (12/8) com o objetivo de formar educadores para a execução dos projetos: Festival Anual da Canção Estudantil (Face), Tempos de Arte Literária (TAL) e Artes Visuais Estudantis (AVE).
Nesta semana, 130 educadores participam de atividades e palestras que propõe o desenvolvimento de conteúdos relativos à arte (artes visuais, cinema, patrimônio cultural e arte literária), concepções, conceitos, métodos e técnicas. Ao todo, são quatro turmas, que terão como professores cineastas e artistas como Tuna Espinheira, Débora Fontes, Luiz Freire, Caco Monteiro, Humberto Alves, Fernando Barbosa, Ed Carlos Santana e Elibaldo (Lico) Santana, Ives Quaglia e Maria Célia Teixeira, da diretoria de Museus do Ipac. “Acho a iniciativa muito importante porque a gente ouve e aprende diretamente com quem faz arte. No semiárido, não temos contato com estes conteúdos, que podemos agora repassar para nossos estudantes. Podemos, inclusive, realizar oficinas com eles”, disse o professor Adriano de Abreu, que é coordenador regional do Face no município de Serrinha. Para o professor Hildebrando Sena, professor de artes em Cruz das Almas, o curso é fundamental para que exista a atualização dos educadores. “Passamos a ter mais interação e conhecemos ainda mais sobre os projetos. Precisamos estar todos afinados com as diretrizes. Todos nós precisamos atuar da mesma forma”, considerou o educador, que também trabalha com os projetos Face, TAL e AVE. Trabalhar a arte dentro de uma visão pedagógica também é o foco do curso. “Acho o trabalho sensacional. Podemos trabalhar, por exemplo, o cinema como elemento de formação. E esta forma de arte dialoga muito bem com o jovem pela questão do visual”, afirmou o ator baiano Caco Monteiro.

Videoconferência – No próximo dia 10, dia que se comemoraria o aniversário de Jorge Amado, acontece, às 8h30, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT), uma videoconferência sobre a vida e a obra do consagrado baiano de Itabuna. A data marca o início das homenagens da Secretaria para o centenário do escritor, em 2012. O evento será transmitido para as telessalas das Diretorias Regionais de Educação (Direc) da Bahia no interior do Estado e faz parte do Curso de Formação para os Projetos Culturais. Participam da videoconferência, Cecília Amado, cineasta e neta do escritor, entre outros nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário