Sejam Bem-Vindos!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

I FEIRA DAS CIÊNCAS INTEGRADAS



JUSTIFICATIVA

Vivemos em um mundo no qual as transformações sociais e ambientais acontecem ininterruptamente, e o principal agente transformador é o homem. Nessa perspectiva, a valorização dos métodos científicos, que incentivam e influenciam a busca pela minimização dos impactos negativos causados por essas mudanças, bem como possibilitam a ação positiva direcionada à melhoria da qualidade de vida no planeta, deve acontecer no âmbito educacional, e ser fomentada desde os primeiros anos escolares.
No século passado, sessões públicas eram realizadas para apresentar os experimentos práticos direcionados às ciências que contribuiriam para a melhoria das condições de vida na sociedade. Porém, perdeu-se essa prática, até no âmbito escolar, que não mais fomenta atividades de ordem prática e experimental.
Na tentativa de recobrar as habilidades dos nossos estudantes na concretização de experimentos simples que sirvam tanto para instruir quanto para incitar a capacidade criativa e científica, pensou-se numa feira a expor visualmente à comunidade trabalhos de cunho especial, que representassem o “Meio Ambiente e Cidadania”, como tema integrado, focando em alguns aspectos específicos como: Clima, Lixo, Energia e Drogas e Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Essa prática envolvendo tanto a turma de nono ano do ensino fundamental existente na escola, quanto as turmas de ensino médio e Tempos Formativos (Eixos VI e VII), abrangendo modalidades de ensino diferentes, servirá para mostrar que o desenvolvimento de habilidades científicas pode e deve acontecer em todas as etapas de ensino.
Nessa perspectiva, as Ciências Naturais – Física, Química e Biologia - e as Ciências Exatas – representadas pelas disciplinas Matemática e Estatística -, amparadas pela contribuição das outras disciplinas constantes do currículo escolar de forma a trabalhar interdisciplinarmente, e em especial Geografia e Educação Física, por se tratar de questões voltadas para o ambiente e a harmonia social, diretamente ligadas a tais disciplinas, realizarão ações voltadas para a elaboração e cumprimento de uma mostra cultural realizada pelos alunos do Colégio Abelardo Moreira, nos diferentes turnos de funcionamento.

2 OBJETIVO GERAL

Objetivando estimular na comunidade escolar o interesse pela ciência, bem como despertar nos estudantes a curiosidade científica, incentivando-os a formular estratégias de produção e concretização experimental, a feira de ciências é o reflexo do aprendizado dos estudantes baseado nos conhecimentos adquiridos no âmbito escolar e no cotidiano vivenciado por eles, que culmina com o despertar de um maior interesse pela escola e pela ressignificação da aprendizagem escolar. 




























































PROFESSORES RESPONSÁVEIS:

ARSÊNIO JORGE C DA FONSECA
GEISA RIOS ALMEIDA
JONILSON LIMA DA S ALBINO
LEONARDO DA S SOUZA DIAS
LUZINETE OLIVEIRA SOUZA
PAULA SOUZA NUNES
ROBSON DE A SANTANA
ROSENILDE LIMA RIOS
TAMILLI ARAÚJO SILVA
VINICIUS CERQUEIRA SILVA
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário