JUSTIFICATIVA
No século passado, sessões públicas
eram realizadas para apresentar os experimentos práticos direcionados às
ciências que contribuiriam para a melhoria das condições de vida na sociedade.
Porém, perdeu-se essa prática, até no âmbito escolar, que não mais fomenta
atividades de ordem prática e experimental.
Na tentativa de recobrar as
habilidades dos nossos estudantes na concretização de experimentos simples que
sirvam tanto para instruir quanto para incitar a capacidade criativa e
científica, pensou-se numa feira a expor visualmente à comunidade trabalhos de
cunho especial, que representassem o “Meio Ambiente e Cidadania”, como tema integrado,
focando em alguns aspectos específicos como: Clima, Lixo, Energia e Drogas e
Doenças Sexualmente Transmissíveis.
Essa prática envolvendo tanto a
turma de nono ano do ensino fundamental existente na escola, quanto as turmas
de ensino médio e Tempos Formativos (Eixos VI e VII), abrangendo modalidades de
ensino diferentes, servirá para mostrar que o desenvolvimento de habilidades
científicas pode e deve acontecer em todas as etapas de ensino.
Nessa perspectiva, as Ciências
Naturais – Física, Química e Biologia - e as Ciências Exatas – representadas
pelas disciplinas Matemática e Estatística -, amparadas pela contribuição das
outras disciplinas constantes do currículo escolar de forma a trabalhar
interdisciplinarmente, e em especial Geografia e Educação Física, por se tratar
de questões voltadas para o ambiente e a harmonia social, diretamente ligadas a
tais disciplinas, realizarão ações voltadas para a elaboração e cumprimento de
uma mostra cultural realizada pelos alunos do Colégio Abelardo Moreira, nos
diferentes turnos de funcionamento.
2 OBJETIVO GERAL
Objetivando estimular na comunidade
escolar o interesse pela ciência, bem como despertar nos estudantes a
curiosidade científica, incentivando-os a formular estratégias de produção e
concretização experimental, a feira de ciências é o reflexo do aprendizado dos
estudantes baseado nos conhecimentos adquiridos no âmbito escolar e no
cotidiano vivenciado por eles, que culmina com o despertar de um maior
interesse pela escola e pela ressignificação da aprendizagem escolar.
PROFESSORES RESPONSÁVEIS:
ARSÊNIO JORGE C DA FONSECA
GEISA RIOS ALMEIDA
JONILSON LIMA DA S ALBINO
LEONARDO DA S SOUZA DIAS
LUZINETE OLIVEIRA SOUZA
PAULA SOUZA NUNES
ROBSON DE A SANTANA
ROSENILDE LIMA RIOS
TAMILLI ARAÚJO SILVA
VINICIUS CERQUEIRA SILVA
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