segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Pra não dizer que não falei dos: Temas Transversais – Pluralidade Cultural – Racismo…

05/11/2012
Olá, pessoal!
Pluralidade Cultural é um dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN/MEC), que tem como desafio a expansão do conhecimento para a convivência, respeito e valorização dos diferentes grupos que compõem o mosaico étnico brasileiro e mundial.
As culturas humanas desenvolveram linguagens, formas de viver coletivamente, de organizar a vida política, as manifestações artísticas e religiosas, os valores morais, vestuário, as formas de se relacionar com o meio ambiente, com a alimentação, de trabalhar, distribuir e trocar as riquezas.
É importante conhecer e compreender como os jogos de poder pelos quais se estabeleceram e ainda se estabelecem as identidades tidas de prestigiosos como ser: homem, branco, heterossexual, classe média alta, de formação cristã, que foram impostas no mundo como natural, hegemônica, como o modelo ideal de identidade de prestígio…
Este desconhecimento faz nascer um dos sentimentos mais estúpidos da humanidade, o preconceito – que gerou e ainda gera o racismo, a homofobia, o sexismo e outras formas de exclusão social, cultural…
O racismo surge na Cultura Ocidental. A discriminação dos homens era aceita como algo natural e a condição de ser escravo estava atrelada a uma concepção racista de Natureza Humana. Pode?
 A nós professores cabe, no exercício do magistério, a desconstrução desses discursos perversos que naturalizam e naturalizaram o racismo, devemos ficar atentos e analisar os textos impressos nos livros didáticos, jornais, revistas; nos noticiários de tevê, propagandas, novelas, programas de humor, piadas que continuam naturalizando o racismo, promovendo a violência que segrega, exclui e ás vezes mata.
Aos alun@s, o exercício da aprendizagem e a compreensão de um olhar mais apurado para desconstrução e não aceitação de textos, de imagens, de vídeos que tenham o objetivo de eternizar o racismo.
Abraços!
Maria da Conceição Carvalho Dantas (Marilu)
Professora da Rede Anísio Teixeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário