segunda-feira, 19 de novembro de 2012


Dia internacional do Hip Hop

13/11/2012
Ê a, turma!
12 de novembro, comemoramos o dia internacional do Hip Hop, um dos movimentos culturais que melhor representa os anseios e desejos da juventude negra da periferia.
Mas vocês sabem como surgiu esse movimento  artístico-cultural?
Hip Hop surge em meados da década de 1970 nos subúrbios de Nova Iorque, onde a maioria da sua população era formada por negros e latinoamericanos. Essas comunidades enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias – quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo seguí-las rigidamente.
Esses bairros eram essencialmente habitados por imigrantes do Caribe, vindos principalmente da Jamaica. Por lá existiam festas de rua com equipamentos sonoros ou carros de som muito possantes chamados de Sound System (carros equipados com equipamentos de som, parecidos com trios elétricos). Os Sound System foram levados para o Bronx, um dos bairros de Nova Iorque de maioria negra, pelo DJ Kool Herc, que com doze anos migrou para os Estados Unidos com sua família. Foi Herc quem introduziu o Toast (modo de cantar com levadas bem fraseadas e rimas bem feitas, muitas vezes bem politizadas e outras banais e sexuais, cantadas em cima de reggae instrumental), que daria origem ao rap

Nenhum comentário:

Postar um comentário