Sejam Bem-Vindos!

Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.
(Rubem Alves)

segunda-feira, 19 de novembro de 2012



Cine PW: “La Educación Prohibida”

03/10/2012

Olá, turma!

O Cine PW apresenta hoje o documentário “La Educación Prohibida”, um projeto que envolveu 8 países e mais de 90 educadores que se propuseram a questionar a escolarização moderna e a forma de entender a educação, dando visibilidade para experiências educativas não convencionais exitosas.
 
A escola tem mais de 200 anos de existência e é considerada a principal forma de acesso à educação. Hoje em dia, a escola e a educação são conceitos amplamente discutidos em foros acadêmicos, políticas públicas, instituições educativas, meios de comunicação e espaços da sociedade civil. Desde sua origem, a instituição escolar tem estado caracterizada por estruturas e práticas que hoje são consideradas obsoletas e anacrônicas. Dizemos que não acompanham as necessidades do século XXI. Sua principal falência se encontra em um projeto que não considera a natureza da aprendizagem, a liberdade de compreender a importância do amor e dos vínculos humanos no desenvolvimento individual e coletivo
A partir destas reflexões críticas surgem , ao largo dos anos, propostas e práticas que pensaram e que pensam a educação de uma forma diferente. “La Educación Prohibida” é um documentário que propõe recuperar muitas delas, explorar suas ideias e visibilizar experiências que se atrevem a trocar as estruturas do modelo educacional da escola tradicional.
Querem saber mais sobre o projeto ”La Educación Prohibida” e fazer o downloaddo documentário? Cliquem aqui!
Um abraço e ótimos estudos, pessoal!

A excêntrica figura, Jayme Fygura

02/10/2012

Salve, salve, turma!

O PW traz hoje uma entrevista com um dos artistas mais enigmáticos e provocadores de Salvador: Jayme Fygura.
Quem nunca se espantou com os inusitados trajes ou se perguntou quem é o Jayme por trás da máscara?
Confiram a entrevista com Jayme Fygura no Programa Soterópolis da TVE.
Fonte: IRDEB

Cordel licença creative commons – Como ela funciona

01/10/2012
Vou pedindo aqui licença
Para com você compartilhar
Uma tirinha que nos apresenta
Como em creative commons sua produção licenciar
Foto, vídeo, áudio ou documento
Você pode sem medo divulgar
Pois todos os seus direitos essa licença vai prezar
É muito fácil eu lhe garanto
Basta prestar um pouco de atenção
Depois disso não haverá engano
Para tecer a rede da colaboração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário